Dicas Para Quem Usa Patins de 4 Rodas - Manobras e Segurança

Técnicas de Patinação Com Patins 4 Rodas

Patins 4 Rodas “Quad Roller Skating”, do inglês, significando “Patinação em 4 Rodas”, é como descrevemos a modalidade de patinação sobre os tradicionais patins de 4 rodas que possuem 4 rodas em cada pé, organizadas em duas linhas, duas rodas na frente e duas atrás. Isto em oposição aos patins modernos “inline” ou “Em Linha” que possuem apenas uma fileira de rodas em cada pé. Cada tipo de patins lhe dará vantagens únicas, mas se você está em busca de maior estabilidade e um “look” mais tradicional, os patins “Quad” são o caminho certo para o seu caso. Se você está iniciando nesta maravilhosa arte da patinação em 4 rodas, existem técnicas básicas que você precisa aprender antes de ir mais longe.

Fazendo a Parada em T Corretamente

Parada em T

A maneira mais fácil parar é com a conhecida manobra em T. Esta é quando você puxa seus pés juntos com um apontando direto para frente e o outro pé fica em uma posição perpendicular, apontando direto para o lado, fazendo com que os dois pés formem a letra T. Para praticar esta manobra de parada comece em velocidade bem moderada, coloque a maior parte do peso no seu pé esquerdo e eleve o seu pé direito alguns centímetros do solo. Coloque seu pé direito em um ângulo para fora de forma que seus dedos estejam apontado para o seu lado direito, coloque todas as 4 rodas de seu pé direito no solo atrás do calcanhar do seu pé esquerdo e arraste as rodas no chão até parar completamente. A princípio você vai sentir que seu pé direito está saltando para cima e para baixo e parecerá desconfortável e inseguro, uma sensação de que perderá o equilíbrio, mas quando começar a manter o movimento sob controle e conseguir uma parada total bem equilibrada e suave, aí vai dominar completamente esta técnica.

Saltos Com Patins de 4 Rodas

Saltar com patins de quatro rodas é exatamente a mesma coisa que pular usando qualquer tipo de calçado sem rodas, só que, quando você pousar, você estará deslizando para frente e não ficará parado no mesmo lugar. A força vem de suas pernas e, quanto mais você dobrar os joelhos e quanto mais baixo você estiver antes do salto acontecer, mais alto você conseguirá saltar e maior será a distância até o pouso. Comece sempre com saltos bem pequenos e testando suas habilidades de equilibrar-se. Após ganhar mais confiança desafie-se tentando saltos mais longos e mais altos, até mesmo poderá começar a pular obstáculos de diferentes tipos. Não se esqueça de usar equipamentos de segurança como joelheiras, cotoveleiras, munhequeiras, luvas, capacete e tornozeleiras.  Ao pousar, você precisará ter os dois pés no solo e apontando na direção correta para continuar deslizando em frente. Os pés juntos no pouso e os joelhos dobrados ajudam muito a manter o equilíbrio.

Fazendo Curvas Com Passada Cruzada (Crossover)

Crossover - Curva em Cruzada

Uma técnica usada para ganhar velocidade mesmo estando em curva. Para fazê-la você eleva um dos pés e cruza sobre o outro para dentro da curva que estiver fazendo. Se estiver fazendo uma curva para a esquerda o movimento é colocar o pé direito cruzando sobre o esquerdo dentro da curva, apoiando o corpo sobre o direito, depois esquerdo novamente e sempre na direção interna da curva. Se a curva é para a esquerda faz-se o movimento inverso. Quando estiver aprendendo não se preocupe se está ou não ganhando mais velocidade. Mantenha o foco no seu equilíbrio ao elevar um dos pés para cruzar da maneira mais segura possível. Após sentir-se confortável e com mais segurança no movimento, poderá focar-se em dobrar os joelhos e agachar-se mais baixo para obter maior velocidade enquanto estiver cruzando.

Considerações Sobre Sua Segurança Na Patinação Com 4 Rodas

Kit de Proteção Para Patinadores

Você sofrerá quedas algumas vezes enquanto estiver patinando e praticando sobre patins de 4 rodas. Vamos ser realistas sobre suas habilidades, já que estamos considerando que você está aprendendo. Usar equipamentos de proteção como mencionamos acima é um hábito que deve ser seguido sempre, seja em alta velocidade, baixa velocidade, em um ringue de patinação ou quando patinando em ruas e calçadas. Além do risco de machucar-se, você não estará livre da ação de outros patinadores em um ringue ou carros, bicicletas e pedestres quando estiver na rua. Temos também a questão muito comum quando desta última prática – patinação em ruas e áreas abertas – que são as irregularidades e buracos no terreno. Também considere que você estará muito propenso a desafiar-se cada vez mais e isto o levará a correr mais riscos.

Para mais dicas sobre patinação em 4 rodas, patinação em linha e esportes relacionados com patins, navegue em nosso blog e cadastre-se no site para receber informações sobre a publicação de novas matérias e avanços na arte e na tecnologia dos patins.