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Slalom para principiantes

Slalom

Entender uma modalidade como espectador não é tão fácil se você não conhece as regras básicas. Para resolver este problema não há nada melhor que uma rápida passada. Vamos descobrir as regras básicas da prática do Slalom:

O Slalom tem vários tipos e subtipos

Praticadas com patins em linha ou rollerblades, os formatos das competições evoluíram durante o tempo e de acordo com as influências dos praticantes. Atualmente esta modalidade tem três competições básicas: uma de velocidade e duas de estilo (clássico e batalha)

Slalom de velocidade

O Slalom de velocidade é provavelmente a modalidade mais conhecida e a mais antiga dentre todas. Podemos lembrar os patinadores com quad descendo as colinas de Trocadéro em Paris nos anos 80 e 90. Mas a modalidade é ainda mais velha que isto.

Nas competições o percurso é feito de 20 cones colocados em uma distância de 80 cm um do outro, precedidos por uma área de rampa. A ideia é cobrir a distância o mais rápido possível (12m de rampa e 16m de cones) e ziguezagueando ao longo dos cones, sempre com um pé só. Cada cone perdido (chutado, movido ou evitado) leva a uma penalidade de 0,2 segundos. Se mais de quatro cones tiveram faltas a percurso não é mais válido.

Observação: Até alguns anos atrás a maneira como você praticava a modalidade não era importante. Você poderia patinar para frente, de costas, com um ou dois pés. Mesmo assim, após iniciar a linha você não poderia mudar a técnica que foi iniciada. A técnica mais comum é para frente com um pé, entretanto patinadores muito rápidos também fizeram diferença com a técnica de um pé atrás. Agora as regras internacionais somente aceitam a técnica mais utilizada no mundo, para frente com um pé, para não terem-se dúvidas e para facilidade de julgamento.

Pista de Slalom de Velocidade

O Slalom de velocidade tem duas fases: as Classificatórias e o Mata-mata

Durante a fase classificatória você deve conseguir o melhor tempo possível comparado com os outros competidores. Você tem duas chances cronometradas, na maioria das vezes com largada livre. A melhor de suas duas tentativas é usada para posicioná-lo no ranking que os juízes irão apoiar-se para organizar as fases finais de grupos.

No caso de empate a decisão é tomada de acordo com o segundo tempo de ambos os patinadores. Se ainda assim houver um empate, os competidores recebem uma terceira oportunidade para decidir.

Durante as fases finais, a vitória é pelo sistema de mata-mata: os competidores disputam em duelos. Você deve ganhar duas vezes para ser declarado vencedor do duelo. Você precisa ser mais rápido que o oponente e zerar o percurso para evitar as penalidades. Os grupos são organizados de acordo com a qualificação no ranking, e a vantagem é dada para os competidores melhor posicionados no ranking: o primeiro enfrenta o último, o segundo enfrenta o penúltimo e assim por diante. Cada ganhador é classificado para o próximo round até o round final: a final da competição.

Slalom estilo livre clássico (freestyle)

O estilo livre clássico (antigamente chamado de “figure” ou “style slalom”) é uma competição que poderia ser comparada com a do programa livre da patinação artística. Os competidores têm 1 minuto e 30 segundos para mostrar uma coreografia da escolha destes com uma música de sua escolha, na sua linha de cones com diferentes espaços: 20 cones de 50 cm, 20 cones de 80 cm e 14 cones de 120 cm de distância um do outro. Eles possuem apenas uma passagem (tentativa).

Slalom Estivo Livre Clássico

A performance é pontuada de acordo com critérios técnicos (60% da pontuação total) e critérios artísticos (40% da pontuação total). São levadas em conta a variação de movimentos e a dificuldade técnica para executá-los e as manobras, combinações realizadas, qualidade do trabalho com os pés, a velocidade e o ritmo, tanto quanto a música e expressão corporal. Quedas, perdas de equilíbrio, cones movidos ou chutados são penalizados.

Os competidores são classificados de acordo com um ranking relativo. O lugar do patinador é a média das posições dadas pelos juízes. Os pontos só são levados em consideração em caso de empate.

No caso de empate:

– O patinador colocado na frente pela maioria dos juízes vence

– O patinador com maior número de pontos após a soma das notas dos juízes vence

Batalha de Slalom estilo livre (Battle Freestyle Slalom)

A batalha de Slalom de estilo livre é a modalidade mais popular em todo o mundo. Este estilo começou por volta da metade do ano 2000 e foi regulamentada pela WSS (World Slalom Series). Ela favorece as qualidades técnicas e táticas dos competidores, enquanto que a modalidade do Slalom Clássico dá vantagens para a criatividade e qualidades expressivas. A batalha é uma competição por confronto direto, com os patinadores reunidos em grupos de 3 ou 4. Eles não recebem pontuação e são julgados por comparação direta com os outros competidores na mesma bateria. Cada competidor tem de duas a três rodadas de 30 segundos para superar tecnicamente os oponentes. Os dois melhores patinadores dentro de um grupo são classificados para a próxima rodada.

  • 2 rodadas até as Quartas de Final
  • 3 rodadas até as Semifinais
  • 2 rodadas e 1 Última Manobra ou Trick na Consolação
  • 3 rodadas e 1 Última Manobra ou Trick na Final

Batalha Slalom

A área de competição é similar ao do Slalom Clássico, com mais uma linha de 10 cones com 80 cm de espaçamento.

  • 10 de 50 cm
  • 20 de 80 cm
  • 14 de 120 cm
  • 10 de 80 cm

Os juízes podem solicitar uma Melhor Manobra ou Melhor Truque (Best Trick) com o objetivo de decidir entre patinadores: o competidor deve fazer uma manobra única ou um combo feito de manobras da mesma família. Para os patinadores avaliados neste caso, a decisão dos juízes será com base naquela manobra ou combo, descartadas as rodadas anteriores.

Na Final e na Consolação (terceiro e quarto lugares), a Manobra Final é uma tentativa suplementar para fazer algo especial único ou em combo. É adicionada às outras rodadas dos grupos para a decisão final dos juízes.