Manutenção dos Patins - Cuidados e Dicas Para Manter Seu Equipamento

Cuidados e manutenção de seus patins

Dicas de manutenção para seus patins

Dicas de como ajustar corretamente seus patins, como mantê-los e garantir um passeio tranquilo e suave.

O que eu deveria fazer para cuidar melhor dos meus patins?

Os patins são fáceis de cuidar, ajustar e dar manutenção. Uma vistoria regular e uns poucos ajustes são tudo que você irá precisar para obter o máximo em desempenho e segurança. Com algumas dicas eles irão durar e proporcionar anos de diversão.

As ferramentas que recomendamos aqui são aquelas de padrão geral. Em alguns casos você poderá precisar de ferramentas específicas para um ou outro modelo.

Semanalmente

Aperte seus freios

Vibrações e a própria patinação e o uso intensivo dos freios vão paulatinamente afrouxando eles no decorrer do tempo.

Freios do tipo não ajustável

Estes são os freios da frente chamados de “toe brakes” (freios de dedo) e geralmente são encontrados nos patins recreativos do tipo quatro rodas e para a garotada. Para apertar os freios neste caso, use uma chave apropriada (geralmente do tipo Phillips ou as de fenda tradicionais) e aperte o parafuso interno ao centro do freio, sempre tão apertado quanto for possível com uso das mãos.

Freios da frente (toe brakes)

Freios que são ajustáveis com porcas sextavadas e arruelas de pressão

Este tipo de freio é geralmente encontrado em vários modelos de patins em linha de derby além dos skates de tamanho médio para longos. Para apertar este tipo de freio, você deve apertar unicamente a porca central, localizada na ponta do parafuso onde o freio é preso. “Pode-se usar uma chave de skate ou uma chave de boca crescente regulável com 15/16”. Talvez você precise até mesmo colocar um pouco do seu peso na chave para conseguir apertá-la o máximo possível. Para remover ou ajustar a altura deste tipo especial de freio, primeiro solte a porca maior principal, ajuste a altura ou remova o freio desparafusando ele totalmente da base. Após os ajustes ou a troca certifique-se de apertar a porca central novamente na base, forçando ao máximo a tensão aplicada nas arruelas de pressão para que não exista nenhum risco de soltar-se.

Freios ajustáveis com porcas de fixação do tipo Allen

Este tipo é encontrado na maioria dos patins de cano alto. Para apertá-los simplesmente aperte a porca Allen localizada na lateral da base perto do freio, tão apertada quanto sua chave Allen permitir de maneira confortável para a sua mão. Para remover ou ajustar a altura deste tipo de freio primeiro solte a porca Allen e aí ajuste a altura ou remova o freio desparafusando-o totalmente da base. Quando tiver terminado, certifique-se de apertar a porca novamente ou os freios podem cair durante o uso.

Não esqueça: A haste rosqueada da rolha de freio ajustável deve estar sempre, no mínimo, ½” para dentro da base. Isto pode danificar a base e este tipo de dano geralmente não é coberto pela garantia do fabricante.

Verifique suas porcas das rodas

Estas podem também, lentamente, começarem a se soltar em função de vibrações no uso. Se você costuma trocar frequentemente as rodas, as porcas podem se deteriorar, o que vai causar o afrouxamento no decorrer do tempo. Dê uma boa balançada nos seus patins de um lado para outro. Se ouvir um barulho semelhante a um tilintar (o som de uma roda se movendo de trás para diante no seu eixo), você tem um problema de porcas frouxas. Usando uma chave soquete de patins de ½”, tomando o cuidado de não pressionar os rolamentos com a chave, aperte devagar em pequenos movimentos, um pouquinho de cada vez, até que as rodas ainda rodem livres no eixo e estejam, ao mesmo tempo, silenciosas na hora que você sacudir todo o conjunto. Se você descobrir que as porcas de rodas podem ser rodadas manualmente, sem uso de ferramentas, isto significa que elas estão velhas e precisam ser trocadas.

Mensalmente

Faça uma limpeza geral nas botas, bases e rodas

Limpeza Geral dos patins

Sujeira e poeira irão naturalmente se acumular em suas botas, bases e rodas. Usando um pano suave, úmido sem ter qualquer excesso de água, remova o pó de tudo começando por suas botas, depois a base e por último as rodas. Não permita que qualquer resíduo de água entre nos rolamentos. Este também é um excelente momento para fazer uma revisão geral nas bases, reparar as fivelas ou cadarços e verificar se a base encontra-se firme presa à bota.

Revise e ajuste seus trucks (cavaletes)

Os trucks (cavaletes) são o que faz com que seus patins possam girar e inclinar. Eles são ajustados apertando ou afrouxando as quatro porcas sextavadas dos parafusos, na parte de baixo dos seus patins. Trucks mais apertados farão com que você se sinta mais firme, mas menos ágil e fará curvas com menos facilidade. Decidir pelo ajuste correto dos trucks é uma escolha pessoal. Os trucks podem ficar mais frouxos com o decorrer do tempo como resultado de vibrações e de suas compressões nas almofadas. É importante estar sempre de olho neles e garantir que os quatro estejam ajustados da mesma maneira, tanto em um pé quanto no outro. Os trucks não deveriam estar ajustados de maneira que você pudesse movimentá-los usando apenas os dedos e nem deveriam estar tão apertados que você não pudesse movê-los de maneira alguma usando a força de suas mãos nas rodas.

A maioria dos parafusos centrais (king pin) do tipo padrão ou invertido é ajustável exatamente da mesma maneira. A única diferença é que no modelo padrão (standard) o proprietário deve também certificar-se que a porca do parafuso central, localizada na base deste, está apertada contra o chassi (bases).

Trucks com pivô ajustável

Alguns modelos de patins de bota alta possuem pivôs do truck ajustáveis. Estes são um pouco mais complicados de operar e você deve consultar um serviço especializado, se este é o seu caso.

King pin Invertido e freio não ajustável

King pin invertido

King pin padrão e freio ajustável

King pin padrão

 

(1) Base ou chassi
(2) Truck (cavalete)
(3) King Pin
(4) Almofadas
(5) Retentores de almofada
(6) Porca hexagonal de ajuste do truck
(2)-(6) Montagem do Truck (cavalete)
(7) Freio
(8) Parafuso do Freio
(9) Freio ajustável
(10) Porca de ajuste do freio e arruela
(11) Porca de travamento tipo Allen