Vendas de Patins Crescem na Europa em Tempo de Covid-19

As vendas de patins aumentam na Holanda e até na Alemanha em tempos de COVID-19

Patins em Tempos de Coronavírus na HolandaTalvez você possa pensar que o coronavírus iria parar as vendas de patins ao redor do mundo, mas a realidade é bem diferente na Holanda e em muitos outros países vizinhos, mesmo casos como o da Alemanha, em uma crise severa que enfrenta com a pandemia.

Aqui temos uma visão geral fornecida por Henk Schra, proprietário de uma loja de patins na Holanda…

Um contraste muito forte entre o que ocorre na Holanda e na França hoje

Temos visto grandes discrepâncias na maneira como as pessoas vem enfrentando a crise de saúde.

Alguns dias atrás tivemos relatos sobre a explosão nas vendas de patins nos Estados Unidos. Agora temos uma situação similar ocorrendo também nos Países Baixos. Enquanto a França é forçada a impor restrições e os patinadores estão sendo multados, as vendas de patins de todos os tipos nos países vizinhos aumentaram e a Holanda está experimentando uma verdadeira explosão de novos patinadores.

O jornal Destentor acaba de publicar um artigo discorrendo e explicando o fato de que a patinação voltou ao topo, como um dos resultados da pandemia pela COVID 19.

Nas palavras de Henk Schra, proprietário de uma loja especializada em patins em Stouwdam:

“A patinação é o novo esporte do Coronavírus. Nunca antes tantos patins foram vendidos em um espaço de tempo tão curto.”

Por várias semanas ele tem vendido mais patins do que jamais o fez antes, mesmo em tempos considerados de “alta temporada”.

“Eu não sei exatamente o que está acontecendo agora, mas as coisas estão cada vez melhores desde que a crise do coronavírus iniciou. Eu acredito que temos vendido entre 15 a 20 pares de patins por dia por semanas.”

O volta surpreendente dos patinadores na crise

Embora parecesse que os patinadores haviam sumido das ruas algum tempo atrás, agora estão todos de volta nas calçadas, ruas e ciclovias. Schra gerencia seu negócio há mais de 25 anos. A loja em si já existe desde 1928, mas desde aquela época ele nunca havia visto tamanha procura por novos patins e equipamentos para patinadores.

“Nossos fornecedores não conseguem mais entregar. Felizmente nós temos um grande estoque.”

Ele espera ainda muito mais movimentação, na medida em que outras atividades estão proibidas atualmente:

“As pessoas sempre querem movimentar-se. As academias estão fechadas, jogar golfe ou tênis tornou-se impossível. Só mesmo o que restou é pegar o velho par de patins que está lá abandonado no armário e começar a exercitar-se.”

Patiando no Por do Sol da Holanda

Melhores equipamentos e patins

Os avanços da tecnologia parece que contribuíram para um retorno dos patins à moda: rodas maiores e com materiais adaptáveis para todos os terrenos tornaram a patinação mais confortável. A patinação implica em uma sensação de liberdade que contrasta bastante com a necessidade de manter-se em isolamento devido à pandemia que assola o mundo.

Um mercado em franca recuperação

De acordo com alguns relatórios e estatísticas, por volta de 100 mil pares de patins foram vendidos na Holanda nas últimas três semanas somente. O comerciante explica que as vendas de patins estavam em franco declínio desde o final dos anos noventa.

“Algumas vezes determinados tipos de esportes repentinamente passam a serem considerados fora de moda. Atualmente eles não estão mais disponíveis em lojas mais comuns. Como resultado disto, os consumidores voltam-se para as lojas mais especializadas que ainda estão operando na Holanda. Os consumidores em Stouwdam estão vindo até mesmo de Brabant.
Para a compra de uma boa bicicleta você pode calcular facilmente um investimento na ordem de mil euros. Já para a compra de um par de patins você pode conseguir com valores entre 100 a 150 euros. Adicione um capacete e protetores de segurança e já pode iniciar os exercícios.”

Nos Países Baixos, a temporada de patinação geralmente inicia novamente no verão, logo após o inverno mais rigoroso, quando os Holandeses preferem praticar a patinação no gelo.

Economia também em franca expansão na Alemanha

Patinando na Alemanha

A tendência também foi confirmada pela marca Powerslide na Alemanha. Os gerentes gerais da marca, Mathias Knoll e Jurgen Pfitzner confirmaram que passaram noventa por cento do tempo auxiliando o departamento de logística com o processamento dos pedidos realizados. Em países onde as lojas estão fechadas, as vendas via internet estão explodindo em toda a Europa.

“O mercado holandês está explodindo, a Alemanha está explodindo também e, no caso especial das lojas online, os pedidos são muitos. Os patins para prática de exercícios estão com uma alta demanda, mas também cresceram muito os pedidos de modelos infantis, patins para uso urbano, protetores de segurança, acessórios como rodas e rolamentos também estão com excelente volume de vendas.”

O benefícios da patinação para a saúde são inúmeros: o efeito é praticamente o mesmo que a corrida, mas com muito menos pressão sobre as articulações. É muito mais fácil, para pessoas que estão acima do peso, começarem a aprender e elas podem perder peso de uma maneira muito mais fácil apenas patinando.