O Que é Mais Difícil? Patinar no Gelo ou Patinação Inline (Rollerblading)?

Patinação no Gelo Versus Rollerblading – Qual é a mais difícil?

Patins Inline Versus Patins Para Gelo

Uma pergunta comum entre os iniciantes e mesmo os veteranos é o que é mais difícil praticar, o rollerblading ou a patinação no gelo.

Então vamos fazer algumas comparações em maior profundidade entre as duas modalidades e tentar responder, da melhor maneira possível, esta questão, com informações e fatos sólidos.

Patinação no Gelo Versus Rollerblading

No que se refere à história destes dois esportes, a patinação no gelo data de milhares de anos antes da patinação com patins em linha. Esta última data de algumas centenas de anos e evoluiu a partir da prática no gelo. Embora tenhamos muitas similaridades entre as duas práticas, existem grandes diferenças na prática como também na superfície onde são praticados e na construção das botas.

Uma diferença óbvia inicial é que os patins de gelo possuem lâminas na base que deslizam pela superfície congelada enquanto que os rollerblades possuem uma linha de rodas. Mas na aparência parecem bastante similares.

Sobre a questão de qual o mais fácil poderíamos afirmar que patinação com rollerblades é. A razão principal está na facilidade de aprendizado e nas dificuldades que ambas apresentam. Não importa a sua idade, poderá facilmente aprender a patinar usando patins em linha.

A grande vantagem e o porquê o rollerblade é uma opção melhor que a patinação no gelo vem da fabricação que, com foco em propósito recreativo, o equipamento oferece suporte rígido para os pés e tornozelos.

Patinação no Gelo

Além disto, as rodas dos patins em linha se estendem para frente e para trás do final da bota e isto ajuda muito o equilíbrio frontal e posterior ao mesmo tempo. Também uma base de rodas mais longa e mais larga lhe dá melhor controle nas manobras. No caso dos patins de gelo, a base e a lâmina são muito mais finas e isto resulta de um grande tempo para aprender a se equilibrar corretamente.

Vários patinadores que possuem certo temor na questão estabilidade lateral conseguem superar facilmente isto enquanto patinando com rollers do que quando aprendendo com patins de gelo. A base é tudo no início do aprendizado.

Como resultado de mais estabilidade e balanço corporal, o aprendiz se sente mais seguro e terá maior confiança para patinar em um ritmo mais regular.

Aqui temos mais umas diferenças entre os dois tipos de patinação:

Parar

A maneira que você para ou freia é, provavelmente a principal diferença entre os dois tipos de equipamento. Os patins em linha possuem um freio construído no calcanhar para ajudar nas paradas. Entretanto, você também pode arrastar um pé atrás ou mesmo fazer uma volta rápida usando o peso corporal para trás.

Na patinação no gelo não existem freios e você precisa manter o seu peso mais direcionado para o centro das lâminas. Desta maneira você precisa usar aquela parte da lamina para raspar o gelo levemente e finalmente parar. Não é uma manobra fácil quanto parece porque, se alterar demais o peso em uma ou outra direção, perderá o equilíbrio e terá uma queda dura.

Equilíbrio

Rollerblade

Como falamos acima, os patins em linha possuem uma base mais larga que oferece maior estabilidade e lhe ajuda a aprender mais rápido. Também as botas possuem sistemas múltiplos de presilhas e cadarços que prendem seu pé no lugar e ajudam muito a ganhar confiança durante a patinação.

Por outro lado os patins de gelo possuem lâminas finas em contato com o solo e o equilíbrio é significativamente mais difícil. Demora um tempo considerável para aprender e mais difícil ainda para frear.

Superfície

Ruas, estacionamento e calçadas versus uma superfície congelada. Os dois esportes são praticados em superfícies bem distintas. Embora a patinação no gelo seja mais difícil de aprender, ter um ginásio feito somente com este propósito torna a prática mais segura.

Na patinação em linha você pode percorrer ruas e estacionamentos, mas nunca sabe quando haverá um buraco, rachadura, fissura, obstáculo ou até mesmo um piso desnivelado, e pode facilmente perder o equilíbrio e machucar-se seriamente.

A superfície congelada é suave, regular e limpa, e isto torna o esporte mais seguro.

O que mais?

No que se refere à queima de calorias, batimento cardíaco e respiração, os dois esportes ou hobbies possuem o mesmo valor aeróbico. A maneira como você se movimenta, gira, faz manobras e outros truques é basicamente a mesma e requer esforço de todo o corpo. A patinação no gelo também pode ser feita em qualquer parte do ano ou condição climática, pois é em local fechado, enquanto que praticar com patins em linha outdoor está limitado por condições extremas de temperatura ou tempo.

Conforto Geral

Falando em geral, a patinação no gelo é feita em locais apropriados e fechados e isto lhe dá uma experiência melhor. Suas pernas e pés sentirão um toque suave e não serão submetidos a impactos.

A prática com rollerblades é também confortável, mas não tanto quanto usando patins no gelo. Se a superfície que você pratica é suave, como quadras e pistas apropriadas, não há o que temer, mas superfícies irregulares e rústicas podem provocar sérios impactos em suas pernas e pés. Uma sugestão é que, para prática outdoor em todo tipo de terreno, os equipamentos de segurança devem ser de uso obrigatório e específicos para quedas mais abruptas.