Qual o Tipo de Patins Para Você? Rollerblade? Inline? Quad? Saiba Mais

Tipos de Patins – Rollerblades, Patins Quad e In-line

Tipos diferentes de patins

Comparação dos diferentes tipos de Patinação e Patins

A patinação é muito divertida, isto não há dúvida. Mas se você é novato(a) na atividade, ou está retornando a este hobby maravilhoso após algum tempo afastado(a), poderá ficar bastante confuso(a) com o que escolher. Vamos aqui fazer uma comparação entre rollerblades, patins quad (popularmente conhecidos como patins 4 rodas) e patins inline para ajudá-lo(a) a decidir-se.

Nestes três tipos incluem-se todos os patins da atualidade, entretanto seu nível de habilidade, experiência e o tipo de patinação que está buscando são os fatores que irão determinar os melhores patins para você.

O que é melhor para iniciantes? E para as crianças? Você pratica algum esporte com patins?

Tipos diferentes de patins

Primeiro uma rápida visão geral de cada tipo de patins.

Patins Quad

Patins Quad

O tipo quad (4 rodas) são os patins tradicionais que grande parte das pessoas usa para ringues de patinação quando são crianças. A base do quad tem dois eixos, como um carro, um na frente e outro atrás. Cada eixo apresenta duas rodas, uma à esquerda e outra à direita.

Cada roda possui dois rolamentos internos e a roda é fixada ao eixo por uma porca. Este tipo vem comumente em botas de cano alto ou cano baixo.

Rollerblades

Rollerblade

Primeiramente, os Rollerblades são, na verdade, patins em linha (in-line). Você vai ver o uso dos termos “rollerblades” e “em linha” como sinônimos. Aqui estamos classificando os patins em linha como aqueles de velocidade, que são diferentes dos rollerblades ou quads.

O tipo aqui é um patins com um suporte único que vai em todo a extensão da bota. As 3 a 5 rodas são inseridas neste suporte e presas com um parafuso longo. Muitos rollerblades possuem uma bota de cano alto e um freio na parte de trás do pé direito.

O nome Rollerblade vem de uma empresa que iniciou suas atividades em 1980, no estado de Minnesota, nos EUA, fundada por dois irmãos, Scott e Brennan Olsen. Eles viram um par antigo de patins em linha e pensaram que seria uma grande opção para os praticantes de Hockey quando estivessem fora da estação.

Patins em linha de alta velocidade

Este tipo é especialmente usado por patinadores(ras) de competição. O design é semelhante aos rollerblades tradicionais, mas possuem uma bota de cano muito curto para facilitar as manobras e o agachamento.

As rodas neste tipo de patins começam com 75mm e vão até 130mm. A maioria dos patinadores de competição utilizam a faixa entre 100mm e 130mm. O diâmetro maior e as rodas mais finas permitem que o patinador mantenha sua velocidade por longos períodos de tempo.

Os tipos diferentes de patinação

Patinação com quads versus rollerblading versus em linha

Rollerblade vs Inline vs Quad

O tipo de patinação que você planeja fazer é um dos critérios mais importantes que deve ser avaliado antes de comprar um par de patins. Você vai patinar outdoor na vizinhança ou em ambiente fechado como no ringue local?

Ou quem sabe você irá fazer um tipo específico de esporte com patins? Abaixo falamos dos esportes mais comuns com patins e o tipo que é usado com mais frequência em cada um.

Roller Derby

O Roller Derby é um dos esportes mais populares na atualidade. Todos os jogadores usam patins quad. Se for este seu caso, você deve buscar um quad tradicional.

Patinação de velocidade

Roller derby

Os patinadores de velocidade usam o tipo em linha (in-line). No passado, antes dos modelos em linha, todo mundo usava os quads. Entretanto os modelos rollerblades ou em linha são mais rápidos. Tudo relacionado com rodas mais altas e mais estreitas.

Ainda existem alguns poucos competidores que usam os quads, mas a maioria dos praticantes mais sérios usa in-line.

Patinação artística

A patinação artística é feita, primeiramente em patins de botas longas do tipo quad. Mas já existem competidores hoje que usam rollerblades artísticos especiais, embora a grande maioria use os quads.

Os patins para patinação artística são o modelo exato que você observa nas Olimpíadas no gelo. A única diferença é que saltos e manobras são feitas com quads.

Hockey com patins

Hockey

Embora no passado o esporte fosse praticado com quads, atualmente os maiores competidores usam rollerblades. Existem hoje modelos e designs especiais para o Hockey com patins.

Jam Skating ou Patinação de geleia

Podemos descrever esta modalidade como uma mistura de ginástica, dança e break com patins. A prática é feita com quads de cano bem baixo.

Perguntas frequentes

Qual o tipo de patins é o melhor para iniciantes?

Patins para iniciantes

O melhor tipo para os iniciantes é, sem dúvida, o modelo tradicional de quatro rodas (quad) com bota alta. O cano alto fornece um suporte extra para o tornozelo. Os eixos dos quads também ajudam com o equilíbrio para o patinador porque distribuem melhor o peso através da base.

Outro ponto positivo com quads é que você pode apertar as rodas até que estas não rolem. É um truque usado por milhares de instrutores através dos anos. Usando uma chave você pode ir apertando as rodas até que elas fiquem travadas. A partir daí você vai liberando-as lentamente na medida em que se sente mais equilibrado.

Rollerblades e patins em linha são mais difíceis de equilibrar-se quando você está iniciando. Isto significa que você não pode iniciar com um modelo em linha se já tem este modelo? É claro que não. Terá apenas um pouco mais de dificuldade inicial.

Se você vai iniciar com um par de patins em linha, então se recomenda que seja com rodas largas e pequenas. Também é importante que seja com uma bota alta para lhe dar maior estabilidade na região do tornozelo.

Qual o melhor tipo de patins para as crianças que estão começando agora?

Como qualquer iniciante, as crianças também terão maior facilidade com os quads. Também é importante perguntar ao seu filho(a) qual o tipo de patins que deseja. Lembre-se que a patinação é sobre divertir-se. Siga a ideia que permita que você ou seu(ua) filho(a) possam se divertir ao máximo.

Para a maioria das crianças seria recomendável um par de patins de bota alta do tipo quad, não ajustável.

Qual a diferença entre patinação com quads e com rollerblades?

Patinação com quads ou rollerblades são tipos diferentes de equipamento que usamos, mas seja qual for o design, estaremos patinando de qualquer forma.

Tenho que calçar rollerblades para patinar outdoor?

Não é verdade, embora muitos anunciem isto.

Se você patina outdoor, precisa prestar atenção às rodas que usa. As rodas, na verdade, é a única diferença entre áreas fechadas e outdoor. O que significa que com um jogo extra de rodas você poderá facilmente usar o mesmo par de patins em ambas as situações.

Você deseja rodas mais moles quando patinando outdoor, independente se o equipamento que usa é rollerblade, em linha ou quad. Muitos patins em linha já vem com um jogo de rodas mais moles, fornecidas pelo fabricante.

A dureza é medida por um equipamento especial chamado Durômetro. Todas as rodas de patins recebem uma classificação. Você verá impresso na maioria das rodas uma letra “A” depois de um número (ex.: 78A). Quanto mais alto o número, mais dura é a roda.

Para patinação em áreas externas como asfalto ou concreto grosso você deve buscar rodas que possuem uma classificação 85A ou mais baixa. Uma roda mais mole resulta em um passeio mais suave em superfícies irregulares. Este tipo de rodas também passa por pequenas imperfeições e poeira grossa.

As rodas são uma das mais importantes partes, e ainda não muito bem compreendida, da patinação.

Patins quad versus rollerblades: O que é melhor para outdoor?

Como falamos anteriormente, você pode usa qualquer tipo de patins para a prática outdoor. Alguns dirão que os em linha são melhores porque permitem maior manobrabilidade ou uma área menor de contato com o solo que faz com que os riscos de atingir detritos sejam reduzidos, mas na verdade isto tudo é basicamente sem sentido.

Você deve ficar com o tipo com o qual se sente mais confortável e equilibrado. Uma coisa já comentamos: se você está começando, o quad será sempre o ideal.

Se já possui experiência, então fica por conta da preferência pessoal e o que você pretende fazer. Se é um jogador de hockey outdoor, então a escolha de rollerblades é indicada. Se vai fazer corrida com certeza deve focar no tipo em linha. Após algum tempo na patinação você começa a ver um par de patins como ele é fabricado: rodas, rolamentos, botas, bases, cavaletes etc. A partir daí você começará a usar o equipamento certo para cada situação.

Se você está começando lembre-se que a parte mais importante da patinação outdoor são as rodas. Você deve optar por rodas mais macias.

Patins em linha versus Rollerblades: Qual é a diferença entre eles?

Os Rollerblades são um tipo de patins em linha. Na verdade, Rollerblade é uma empresa que fabricou pela primeira vez este tipo em 1980.

Se você compara os patins em linha com os rollerblades, verá que a maioria dos rollerblades possuem uma bota de cano alto e rodas levemente mais largas. Quanto maior a largura da roda e o tamanho das botas melhor o resultado e mais fácil a patinação.

Os patins em linha de velocidade, por outro lado, possuem rodas muito altas que são indicadas para maiores velocidades. Eles também possuem uma bota de cano muito curto que fica abaixo do tornozelo. Neste caso o patinador consegue abaixar-se bastante e acelerar em curvas.