Quando os Patins Foram Inventados? Saiba Mais da História Aqui

Quando os Patins Foram Inventados

Primeiros Patins InventadosVocê já parou para pensar qual é a história por trás da criação daquele par de patins quad (popularmente conhecidos no Brasil como os Patins de Quatro Rodas) ou em linha que você usa hoje para divertir-se ou praticar esportes?

Bem, vamos dar uma olhada em um breve resumo dos primeiros patins e quando foram inventados.

A História dos Patins

A data foi por volta de 1760 quando o primeiro par de patins foi inventado. O par tinha o design típico da bota montada em rodas, entretanto este tinha somente uma linha de rodas.

Por mais de um século não houve qualquer tipo de mudança na estética dos patins, até 1919 em Paris, quando M. Petibled patenteou o primeiro par de patins.

Ele usou 3 rodas em linha e, pelos próximos 4 anos, praticamente todos os patins fabricados tinham o desenho de rodas em linha, embora o número de rodas fosse variável. Alguns possuíam somente duas rodas enquanto outros, considerados do tipo “Premium”, chegavam a ter até seis rodas no design.

Patins de Petibled
Patins Petibled

Após M.Petibled, James Plimpton reinventou os patins em 1863. Ele modificou as rodas em linha e trouxe a novidade de quatro rodas com dois pares lado a lado. Eles ficaram conhecidos como os modelos do tipo “quad” (quatro rodas).

O novo design trouxe um controle melhor e facilitou muito o aprendizado da patinação para iniciantes. Seguiu-se que este novo modelo rapidamente tornou-se muito popular na indústria e dominou o mercado. A grande maioria dos fabricantes, durante esta era, começou a produzir patins com este design.

Patins de James Plimpton
Patins de James Plimpton

A Ideia de Scott & Brennan

Até por volta de 1966 não tivemos novidades ou mudanças dramáticas na tecnologia dos patins. Entretanto, Scott e Brennan Olson, irmãos do estado de Minnesota, USA, descobriram os antigos patins em linha em uma loja de material esportivo e decidiram remodelar o tipo antigo. Os irmãos tiveram a ideia de que o novo design seria perfeito para o treino de hockey fora da estação.

Primeiro Patins Quad

Os irmãos logo estavam produzindo o seu primeiro par de patins em linha no porão da casa dos pais.

Eles foram um grande sucesso. Centenas de jogadores de hockey, esquiadores alpinos e nórdicos eram vistos cruzando as ruas de Minnesota com os novos tipos de “rollerblades” inventados pelos dois irmãos.

Logo depois, o nome Roller Blades passa a ser um nome genérico usado por todos. Muitas campanhas de marketing passaram a usar o nome “rollerblades” (patins em linha ou lâmina) de uma maneira comum para identificar os patins em linha que eram fabricados na indústria.

Olson
Olson

Atualmente existem mais de 60 fabricantes de patins quad ou em linha somente na América do Norte. Aqui é importante destacar que o tipo de patins em linha também foi reconhecido como o primeiro a introduzir as botas de poliuretano com rodas, além de que a conhecida tecnologia Active Break e os primeiros freios de rodas também foram responsáveis por facilitar o uso, paradas mais fáceis e um controle bem superior durante a patinação. Existem mais de 200 patentes de patins em linha só nos EUA com mais de 115 marcas registradas e estes números continuam a crescer.

Repassando a Linha do Tempo dos Patins Quatro Rodas e Em Linha

Antes de encerrar vamos repassar a linha do tempo dos patins em linha através dos anos.

1819: Primeiro par de patins em linha foi patenteado por Petibled

1863: James Plimpton dá aos patins em linha um novo visual totalmente diferente e inventa os patins “quad” que se tornaram muito populares no mundo todo.

1905: Jonh Jay Young inventa os primeiros patins ajustáveis da história.

1966: A primeira bota de patinação é fabricada pela Chicago Roller Skate Company.

1980: Dois irmãos de Minnesota fundaram a Rollerblade, Inc.

Patins modernos
Patins em Linha Modernos

1983: Os dois irmãos da Rollerblade, Inc. eram os únicos conhecidos como fabricantes dos patins em linha por um longo tempo. O design ainda tinha alguns problemas. Eram difíceis de serem calçados e ajustados e estavam sujeitos a acumular sujeira e umidade nas rodas e rolamentos. As rodas eram danificadas com facilidade e muitas vezes os freios se soltavam resultando em machucaduras nos dedos. Os irmãos venderam sua empresa e os novos proprietários investiram pesadamente para o aprimoramento do design. Trabalharam nas falhas, melhoraram o visual, introduziram tecnologia superior e freios muito mais fortes.

1989: A Rollerblade, Inc, lança os modelos Macro e Aeroblades. Estes ficaram conhecidos como os primeiros patins com três fivelas em vez dos longos cadarços conhecidos na época.

1990: A Rollerblade finalmente mudou para resina de vidro termoplástica, substituiu os componentes em poliuretano e isto também reduziu o peso dos patins em mais de 50%.

1993: A Rollerblade introduziu a tecnologia Active Brake, um braço de fibra de vidro (fiberglass) foi adicionado do final do topo da bota até a outra ponta inferior onde havia um freio de borracha com um suporte articulado na roda traseira. Desta maneira o patinador somente tinha que esticar uma perna para parar ao forçar o braço de fibra no freio que era empurrado para o solo. Antes da tecnologia Active Brake os patinadores tinham que dobrar o pé para fazer com que o freio tocasse o solo. Este foi um avanço no design que aumentou a segurança e aprimorou muito o equipamento.

Para os aficionados da prática da patinação esportiva ou recreativa conheça nossa linha. Para você que ainda não entrou nesta, venha conosco divertir-se com esta atividade saudável e empolgante.