Práticas Híbridas Com Patins - Patinação com Outros Esportes

Curiosidades – Práticas de Patinação Híbrida

Basquete Inline “Esportes híbridos” são aquelas modalidades que envolvem a prática simultânea de dois esportes ou atividades de lazer como o basquete inline, o futebol inline, mas também outras como a caminhada ou “jogging” com patins. É possível a criação de infinitas modalidades de esportes híbridos, tudo é apenas e simplesmente uma questão de imaginação.

Esportes de Patinação em Linha Híbridos

Escolha sua mistura de esportes na patinação em linha!

Os esportes híbridos são tão numerosos quanto a imaginação humana possa atingir seus limites. Obviamente que não estão limitados apenas à patinação. Em sociologia, o termo conhecido como hibridização se aplica a todos os esportes. Hibridizações baseadas no emprego de patins quatro rodas quad ou inline são numerosas. Os estágios de desenvolvimento destes esportes são bastante desiguais.

As origens do basquete com patins em linha: muito mais antiga do que você possa imaginar

O basquete foi inventado em 1891 por James Naismith e os patins inline (em linha) foram inventados por volta de 1760. Os dois tipos de esporte poderiam ter cruzado caminhos bem mais cedo, mas de acordo com o jornal The New York Times (1º de julho de 1906) os dois não se encontraram até o início do século XX, por ocasião do renascimento da moda da patinação em linha no mundo.

Diz a matéria: “O renascimento recente da patinação com patins do tipo roller acabou por originar o surgimento de muitos outros novos esportes também sobre rodas. Dentre estes podemos incluir o pushball (um jogo disputado por dois lados em um campo, com uma bola de 2 metros de diâmetro e mais ou menos 30 kg de peso), o broomball (esporte recreativo originário do Canadá. As partidas são disputadas entre duas equipes em um ringue de hockey no gelo. Cada equipe é formada por seis jogadores. O objetivo do jogo é marcar gols na meta do adversário, como no futebol), gymkhana (a nossa tradicional gincana, só que sobre rodas), a corrida medley (por revezamento) e o basquetebol.”

Inline Pushball

Mais de 50 clubes queriam jogar em um campo extenso no Madison Square Garden. Este evento durou por vários anos até que foi esquecido. Entretanto, a imprensa havia previsto um brilhante e promissor futuro para esta modalidade.

As Práticas Modernas de Esportes Híbridos com Patins

Qualquer um que esteja assistindo um jogo de basquete com patins fica surpreso pela velocidade e habilidade dos jogadores. Os patins deslizam silenciosamente sobre o asfalto, o barulho agudo dos freios dos jogadores avisa para as mudanças de direção ou para a preparação de um lançamento.

Dizem que foi Tom Lagarde que trouxe o basquete em linha de volta aos holofotes nos anos 90, no momento em que ocorreu a grande moda e o retorno dos patins inline. Tom Lagarde é o fundador da Liga Nacional de Basquetebol Inline nos EUA. Mais de 100 pessoas participaram do campeonato que foi lançado nos Estados Unidos.

O terceiro “Campeonato Mundial” (homens e mulheres) ocorreu em Nova Iorque, no Union Square Park.

No verão de 1995, Lagarde fez uma turnê com seu time de jogadores por 15 cidades ao redor do país para apresentações e demonstrações de meia hora.

A cobertura da mídia e o retorno às práticas com mais confiança

Aquilo que se iniciou como um final de semana de entretenimento para Lagarde acabou por tornar-se algo muito maior. O Esporte foi televisionado na MTV Sports e no canal ESPN-2.

Entre os anos de 1993 e 1995, o time de Lagarde participou no NBA All Star Game. Esta foi uma parte de substancial importância para o desenvolvimento do interesse pelo novo esporte. Entretanto, por volta dos últimos 20 anos ou mais, não se conseguiu projetar o esporte ao redor do mundo e foi gradualmente substituído pelo “Inline Ball.” Esta modalidade tem crescido com muito sucesso em países da Ásia, África e pelo Oriente Médio. Portugal também teve seu próprio campeonato em 1999.

Em junho de 2000, a CBS News dedicou um artigo ao Basquete Inline intitulado “Novo Esporte Com Roller Chega às Quadras”.

“Como o esporte está só em seu início,” observa Tom, “qualquer um pode se tornar rapidamente um dos melhores jogadores em todo o mundo.” Poucas pessoas poderiam se vangloriar disto. Nós dificilmente podemos encontrar quaisquer detalhes do Basquete Inline nos anos 2000. Em novembro e dezembro de 2003 aconteceu o “Grand Prix Brasileiro de Basquete”, uma turnê para promover o esporte no Brasil, nas cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.”

O segundo Campeonato Mundial foi realizado nos Países Baixos de 14 a 16 de agosto de 2004, ocasião em que se realizava o Festival de Skate de Amsterdã. Campeonatos Nacionais seriam conduzidos em Lahore, no Paquistão, de 26 a 28 de dezembro de 2003 e em dezembro de 2004.

Em Baden-Wurttemberg, na Alemanha, uma federação foi fundada com o nome de Turnerbund 1848 Sigmaringe e.V. Uma outra associação realmente ativa foi fundada na cidade de Colônia, também na Alemanha.

A Liga de Basquete em Roller Inline Holandesa (DRIBBL) estava bastante ativa na internet até março de 2010. Em Amsterdam (Países Baixos) listas de eventos vinham sendo publicadas até 2017.

O Roller Futebol ou Futebol Inline está se desenvolvendo lentamente

Futebol Inline

Um Carismático Fundador

Zack Phillips é um dos pioneiros do Futebol Inline, ele é o fundador da “Associação Internacional de Futebol Inline”. Ele não é um dos afiliados da WorldSkate, que é a única federação reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional.

As regras básicas do novo futebol inline

As regras são muito assemelhadas às do futebol. Os treinos são realizados em uma área do tamanho de uma quadra de hóquei, são times de 5 jogadores em cada lado, a meta mede 1 m X 3 m.

O tempo é dividido em 2 tempos de 25 minutos, o uso das mãos é proibido, assim como o uso de qualquer contato físico.

Desenvolvimento Internacional

Nos últimos 15 anos, ou ao redor disto, a modalidade vem sendo estruturada com competições de futebol inline em eventos nacionais e internacionais. Um “Campeonato Internacional” é realizado regularmente com os times de clubes, e a França está sempre em uma posição de destaque: o time de Marselha é o que mais tem obtido sucesso. Os jogadores do Phocéens da AMSCAS ganharam seu quinto título consecutivo em 2013.

Um campeonato também foi estabelecido na França. Marselha é o time que lidera no país, mas temos também o de Paris, Caen, Toulon…

Porque ser puxado é muito mais divertido!

Joering Inline

Alguns poucos clubes de corridas e indivíduos se aventuraram no chamado “roller-joering”: você pode ser puxado por qualquer animal que seja forte o suficiente para fazê-lo!

Tração realizada através de um cavalo

Roller-joering: pegue um cavalo, equipe-o com os arreios, coloque seus patins ou skates e parta para uma corrida em piso, terra ou no asfalto.

Em 2004 vimos um artigo sobre o time de A.T.E.M. Rando Equestre nas cores de Maisons-Laffitte.

E porque não partir para a corrida com um ou mais cães puxando?

Outros patinadores gostam de usar os conhecidos cães de trenó com um par de skates de tipo cross-country para cruzarem trilhas de florestas. Emoções são garantidas, com certeza, nestes casos…

Esta modalidade somente é praticável por patinadores e skatistas de alto nível, na medida em que você precisa controlar e enfrentar as irregularidades do tipo de terreno. O praticante deve procurar evitar rodovias asfaltadas quando utilizando cães, pela possibilidade de machucaduras em suas patas!

O conhecido roller catch é uma prática ilegal e perigosa que consiste em segurar-se um algum tipo de veículo motorizado.

Inline Kitting: puxado por algum tipo de pipa (papagaio) ou por uma vela

Inline Joering

Pegue uma vela de prancha, um par de patins de qualquer tipo, preferencialmente fora da estrada, e parta para uma grande corrida outdoor! Existe até um video meio que divertido na internet onde um patinador torna ruas de Paris inseguras com sua vela e os seus patins.

Recordes de velocidade foram estabelecidos com a utilização de pipas durante o Campeonato Mundial por David Lenoir.

Salto na água

Esta curiosa modalidade combina a patinação em linha e o mergulho.

Podemos alertar que nem sempre os patins são corretamente tratados para este tipo de prática, especialmente os rolamentos.

Este tipo de delírio sobre rodas regularmente cria imitadores. Os alemães celebraram o Ano Novo saltando no rio Reno (não faça isto em sua cidade ou casa), as leis geralmente não o permitem.

Nós também recomendamos as fantásticas horas destes shows de demonstração durante o Mythique Contest de Lausanne, na Suíça nos anos 90, quem tiver oportunidade procure vídeos e imagens na internet.