A História da Rollerblade - Os Patins em Linha Que Mudaram a História

A História da Rollerblade®

História da Rollerblade

Diz a lenda popular que os patins em linha datam do século 18 quando um holandês tentou simular a patinação no gelo pregando carretéis de madeira a tiras também de madeira presas aos seus sapatos.

Em 1863, um americano desenvolveu o primeiro par de patins com rodas colocadas lado a lado. Logo a conformação de quatro rodas, duas as duas, se tornou o padrão e o patins em linha foi esquecido rapidamente. Algumas versões dos patins em linha surgiam periodicamente, mas o conceito ainda não tinha decolado.

Em razão da tecnologia da época ainda não oferecer esta possibilidade, os patins em linha não poderiam ser projetados para funcionarem tão bem quanto os do tipo denominado convencional.

Por volta de 1930 os patinadores tinham conquistado seu lugar permanente na sociedade, mas ainda demoraram mais 29 anos até que, em 1959, pudéssemos ver a produção em massa de um tipo de patins com rodas de metal.

O próximo passo significativo veio somente em 1973 quando os patins foram aprimorados e popularizados pela introdução das rodas em poliuretano.

Em 1980, dois irmãos e jogadores de hockey de Minnesota descobriram um par de patins em linha enquanto procuravam equipamentos em uma loja de artigos esportivos e decidiram que o design seria uma opção excelente para o treinamento do hockey fora da estação.

Eles refinaram o par de patins e começaram a montar o primeiro patins Rollerblade® no porão da casa de seus pais em Minneapolis. Foi ainda durante aquele mesmo ano que eles fundaram a empresa que seria a Rollerblade® de hoje.

Olson

Logo todos os jogadores de hockey começaram a virar para olhar enquanto eles deslizavam pelas ruas de Minnesota durante o verão. Os esquiadores nórdicos e alpinos também se adaptaram ao novo rollerblade e passaram a utilizá-los nos seus treinos regulares. O negócio cresceu no começo dos anos 80, mas o mercado dos patins em linha ainda era pouco desenvolvido e limitado geograficamente.

Esforços estratégicos de marketing foram introduzidos na metade dos anos 80 objetivando posicionar a patinação em linha como um novo esporte e uma tática de marketing de base foi aplicada em Miami Beach, na Flórida, Minneapolis, no estado de Minnesota, e Venice Beach no estado da Califórnia.

Da metade dos anos 80 até o final as vendas diretas foram eliminadas na medida em que a Rollerblade® buscou a distribuição através dos revendedores de artigos esportivos.

No final da década de 80 a Rollerblade® expandiu o mercado ainda mais através de eventos com patins em linha, competições e outras atividades no novo esporte, incluindo o novo estilo de patinação agressiva.

Somaram-se a isto táticas tradicionais de marketing e um plano mais agressivo de relações públicas que impulsionou a patinação para o grande público. Também, em 1991 a Nórdica, uma empresa do Grupo Benneton, comprou 50% das ações da companhia.

Promoções cruzadas com as empresas de venda para grandes mercados consumidores deram credibilidade ao mercado e publicidade ao esporte que explodiu em popularidade e a participação cresceu mais rápido que qualquer outro esporte na história.

A década de 90 foi preenchida por mais expansão do mercado e da indústria que foi catapultada por grandes saltos na tecnologia dos patins. Mais leves, mais resistentes, preços mais baixos e tecnologias como a revolucionária Active Break (ABT®) da Rollerblade® continuaram fazendo da patinação uma atividade mais acessível para pessoas de todas as idades e diferentes níveis de habilidades atléticas.

Fundadores da Rollerblade

Além destas a Rollerblade® foi a pioneira no que segue:

– As primeiras botas e rodas de poliuretano
– Bases de metal
– Rolamentos duplos
– Freios de calcanhar

E outras melhorias como:

– Botas internas ventiladas
– Sistemas de fechamento por presilhas
– As rodas de patins com aro
– Patins de rua e para manobras agressivas
– O aclamado ABT® (Advanced Breaking System), um sistema de freio avançado
– Os patins em linha para o sexo feminino
– Os patins infantis de regulagem fácil sem a necessidade de ferramentas
– A bota interna térmica, com regulagem de temperatura

Conheça mais produtos da Rollerblade® aqui