Dicas de patinação para iniciantes
|Como funcionam os patins? Em resumo é um par de calçados com rodas na sola para você deslizar em vez de caminhar. Para a prática você tem que empregar técnicas de equilíbrio e movimentos para permanecer no controle.
Você pode imaginar algumas similaridades entre patins quad (os populares patins de 4 rodas, duas na frente e duas atrás – como um carro), patins em linha (rodas em linha) e patinação no gelo (sem rodas, são lâminas). Também você pode se perguntar se a patinação com rodas é mais fácil que a no gelo. É mais fácil patinar com quads ou com rollerblades (em linha). O que é evidente é que em qualquer caso, haverá um grau de dificuldade e tempo necessário para aprendizado e domínio.
Existem tantos benefícios para a saúde na patinação quanto você possa imaginar. É um dos esportes mais populares para perder peso e ficar em forma. Unindo benefícios para a saúde com diversão garantida, a patinação é sinal de saúde e animação.
Você acabou de ganhar um par de patins e está ansioso(a) para começar logo no esporte. Mas aprender a patinar pode ser um grande desafio, mas depois que você dominar não vai querer mais parar.
Como patinar para iniciantes
Os Patins
Vamos escolher um par de patins para você. Não importa se você vai alugar ou comprar, você precisa saber algumas coisas. Os patins são fabricados em uma variedade de categorias. As principais subclasses que podemos mencionar são: recreacional indoor ou outdoor, patins de velocidade, patins infantis e patins artísticos.
Primeiro de tudo pegue o par que se ajusta ao seu corpo. Se forem muito grandes podem lhe causar quedas, não importa o quão habilidoso(a) você for. Se forem muito pequenos vão machucar seus pés e serão razão de sofrimento e não de diversão.
Equipamentos
É claro que não é só isto, pegar os patins e sair por aí. Você precisa mais proteção ao cair (e você irá cair com certeza algumas vezes) e também para impactos acidentais. Mesmo os profissionais não esquecem seus materiais de segurança.
Equilíbrio
Você vai descobrir-se lutando sobre as rodas no princípio, mas isto é normal. Precisa aprender a ficar sobre as rodas relaxando. Preparar-se em uma posição adequada é sempre um bom começo.
Siga estas dicas:
Dobre os joelhos
Você não precisa manter seus joelhos apontando para frente porque ainda não aprendeu a equilibrar-se. Melhor colocar seus joelhos para os lados e dobrá-los levemente e agachar um pouco.
Mantenha esta posição agachada sempre que sobre rodas; você poderá levantar na medida em que se sentir confortável enquanto patina em uma velocidade relaxada. Se precisar de mais força, dobre os joelhos e coloque o peso sobre as coxas, empurre com uma perna e outra e comece a caminhar.
Dedos para fora
Tente se manter confortável na posição agachado(a) com os patins juntos e os dedos apontando para fora. Depois de algum tempo, ao sentir que quer dar uma descansada, dobre o pé para frente e pressione os freios no solo. Aproveite para treinar as paradas.
Braços para frente
Você pode levantar os braços para frente com os cotovelos colocados junto ao corpo. Esta posição vai ajudar a manter o centro de gravidade baixo enquanto seu peso está focado adiante.
Postura
A posição em T
Para colocar os pés embaixo de você, os joelhos dobrados e o centro firme, coloque um calcanhar no meio do outro patim. Dessa forma, seus patins não sairão de baixo de você enquanto estiver em pé.
O agachamento
Lembre-se que patinar é agachar-se, quando deslizando ou quando parado, você precisa manter o equilíbrio. Você verá muitas vezes a observação de manter agachamento neste artigo. A razão de manter seu corpo baixo é que esta posição é fundamental para manter o equilíbrio quando patinando.
Parando
Você deveria aprender a parar antes de saber deslizar da mesma maneira que você não quer um carro sem os freios.
A parada do arado
Esta técnica se aplica para quando está patinando devagar. Quando deslizando, abra as pernas e aponte os dedos para dentro. Tente empurrar para dentro e seu peso para o chão. É um processo que envolve a transferência de peso da parte alta do corpo para baixo rapidamente para uma parada sólida.
Tente evitar a situação do peso indo para fora e as rodas internas se elevarem. Mantenha os ombros retos, face para frente e olhar em frente. Algumas pessoas chamam esta parada de snow (neve).
A parada em T
Coloque seu pé para frente, dobre os joelhos, coloque bastante peso no joelho da frente e mantenha seu centro bem junto. A perna de trás fica reta e pressiona a borda externa. Na medida em que empurra para fora, os patins vão deslizar para baixo de você para uma posição em T.
Patinando para frente
Como você se movimenta sobre patins? Assim que estiver mais familiarizado com tudo e sentir-se confortável para ir em frente, siga estes passos:
- Faça um T com um dos pés
- Empurre para trás enquanto transfere o peso para o pé que está apontando para frente
- Deslize com o pé da frente e coloque o de trás no solo
- Repita a manobra
Este empurrão simples irá ajudar a se familiarizar com o movimento. Tente começar devagar e com cuidado.
Patinação para trás ou de costas
Quando você desliza de costas seus dedos estarão apontando juntos, joelhos dobrados, seu quadril para fora. Não se esqueça de olhar para trás. Comece caminhando, pequenos passos, mantenha o centro do corpo firme e os músculos da coxa unidos e os dedos para dentro.
Vá dando passos lentos para trás. Deslize empurrando um pé e retornando ao centro. Você deve manter sempre o seu peito um pouco para frente sobre os joelhos para evitar cair.
O que vem a seguir quando você ficar melhor na patinação?
Não é cedo demais comentar sobre os próximos passos. Aqui algumas dicas que você pode praticar assim que sair no nível aprendiz iniciante.
Aprenda a relaxar
Os grandes patinadores sempre parecem fazer isto sem esforço; você também pode livrar-se do medo. Você até poderá cometer alguns erros, mas tem o equipamento de proteção e não está competindo em alguma liga de alta velocidade. Reduza a tensão e faça o seu melhor ou busque pessoas que possam lhe ajudar a melhorar.
Acelerando
Com certeza seu objetivo não é manter a mesma velocidade para sempre. Desafie-se para movimentação mais rápida. Você precisará dobrar-se na cintura e transferir seu peso para os músculos das coxas e empurrar um pouco mais forte. Movimente suas pernas mais rápido e pressione os patins para aumentar a propulsão.
Use força suficiente para uma velocidade média; não quer ir tão rápido que não possa parar. Dobre os cotovelos e mova-os para frente e para trás para manter o equilíbrio.
Fazendo curvas
Ir apenas em frente é monótono. Hora e fazer algumas curvas. De acordo com o lado para onde deseja mudar a direção, curve levemente o corpo para aquele lado (mantenha a posição meio agachada).
Obstáculos não são importantes
Você provavelmente está familiarizado(a) com a aproximação de obstáculos e alterações do terreno enquanto anda de bicicleta ou mesmo dirige seu carro, a mesma coisa se aplica à patinação. Seus olhos precisam estar treinados em observar para onde está indo. Você não quer atropelar outro patinador enquanto estiver olhando para outro lado.
Dicas enquanto desliza
Nunca é aconselhável deslizar nos seus primeiros momentos. Se você puder, irá aprender mais rápido que a maioria. Mas para os que querem ir devagar e firme, tentem começar caminhando. Agora se lembre da lição sobre agachar e sempre mantenha seus joelhos dobrados para maior estabilidade, agora comece a caminhar que nem um pato, um passo após o outro.
Quando você patina rápido, sempre mantenha a posição agachada, quase a 90 graus. Seu peito fica um pouco para frente para equilibrar.
Lembre-se sempre de ficar mais baixo. Quanto mais baixo você está, mais longe consegue empurrar e mais potência você ganha.
Dicas de um novato
Sempre será necessário verificar seus patins antes de usá-los. Verifique rapidamente freios e rodas; este pode afrouxar com o tempo. É um hábito vital.
Preste atenção ao tempo antes de sair. Primeiro não é agradável ser pego no meio do caminho por uma chuvarada. Segundo seus patins não devem ficar em condições que irão resultar em corrosão, travamento ou se tornarem inúteis. Terceiro, patinar na chuva é perigoso.
Até você se sentir absolutamente seguro com seus patins não deslize em declives acentuados ou descidas de morros. É muito difícil parar em uma descida se você não tem controle total. Mesmo depois que você tiver melhorado, seja cuidadoso(a) com descidas acentuadas.
Tudo bem bater papo, mas evite falar enquanto patina. Você precisa concentrar-se, principalmente em quadras públicas. Uma pequena distração pode levar a um acidente sério. Você não pode correr e bater um papo ao mesmo tempo certo?
Sumário
Parece-nos que a posição inicial é a fundação de qualquer coisa que venha depois. Equilíbrio é a essência de um curso para iniciantes. Você já domina a posição agachado como base, então esta pronto(a) para ser um(a) bom(a) patinador(a).
Sem querer assustá-lo(a), você irá cair mais de uma vez e isto o(a) fará aprender mais rápido. Embora possa aprender sozinho(a), o melhor é ter alguém para auxiliar, além de ser mais estimulante.
Pratique regularmente e isto o(a) tornará um excelente patinador(a). Como a patinação é um esporte de competição, quanto mais pessoas entrarem melhor. Feliz patinação.