Patinando Para Alegrar a Vizinhança em Tempos de Pandemia

Na Cidade de Iowa um Time de Animais Infláveis Patinando Ajuda a Elevar os Ânimos Durante a Crise da COVID-19

PatinaçãoUm Tiranossauro Rex e um Unicórnio patinando pelas ruas parecem uma cena um tanto quanto inusitada ou até mesmo uma piada tola. Na cidade de Iowa, no EUA, é uma agradável realidade em um momento que distrações e brincadeiras são tão importantes quanto ouro.

As mentes criativas e os patinadores que utilizam as fantasias são Laura Claps (o tiranossauro) e Sara Montgomery (o unicórnio), residentes da cidade, amigas e praticantes de Roller Derby por mais de 10 anos. Ambas dentro da categoria daquelas atividades consideradas não essenciais, não foi preciso o distanciamento social durar muito para que a dupla começasse a se sentir incomodada com a falta de atividade.

“Tem sido um tempo difícil para nós, tendo que adequar-se com o isolamento e a parte do stress psicológico que isto causa,” disse Claps sobre a pandemia do COVID-19. “Muitas desinformações e dúvidas, uma grande carga de mistério, uma grande quantidade de pessoas perdendo seus empregos.”

“Nós estávamos passando o dia inteiro no sofá assistindo as notícias e nos sentindo muito mais sobrecarregadas e estressadas e a Sara disse, ‘Sabe que amanhã a gente deveria pegar estas fantasias, coloca-las e sair patinando por aí e apenas dar uma relaxada,’” explicou Claps. “Na verdade a nossa audiência alvo era as crianças que estavam confinadas em suas casas, algumas somente sentadas nas janelas e olhando para a rua, sem qualquer condição de sair para poderem visitar ou amigos, ou mesmo saírem de casa, impossibilitadas de fazerem praticamente tudo que costumam fazer no dia a dia normal ou sua rotina.”

“Nós temos uma casa cheia de fantasias, então não foi muito difícil decidir o que nós iríamos precisar, e nós já sabíamos como patinar, então nós simplesmente vestimos a coisa toda no outro dia e partimos para a rua.” A reação da comunidade foi incrível, tanto das crianças quanto dos adultos também.”

Desde que a dupla começou a patinar por vários bairros da cidade na semana de 23 de Março, vários vídeos delas deslizando, fazendo piruetas e manobras com suas fantasias infláveis passaram a ser compartilhadas centenas de vezes nas mídias sociais locais e até nacionais, atingindo pessoas por todo o estado e pelo país e até mesmo outros continentes nos últimos dias.

Os comentários nos vídeos e fotos publicados nas redes são muito efusivos: “Bem, aqui vemos alguma coisa para sorrir.” “Estamos literalmente em lágrimas pelo grande senso humanitário disto!!” “Isto fez com que meu dia olhando para fora parecesse uma segunda janela durante estes dias depressivos.”

“É como ser pega em algo como uma pequena onda de alegria,” disse Caps. “ Através dos diferentes tipos de mídias sociais nós vimos fotos tiradas, vídeos gravados e uma quantidade tão grande de compartilhamentos e de alegria. Nós adoramos assistir às reações das pessoas ao que estamos fazendo e pensar que estão realmente curtindo nos ver lá fora.”

Não muito tempo depois, elas convidaram outros participantes da equipe do Old Capitol City Roller Derby, antigos e novos, para se juntarem a elas (usando as fantasias, é claro): Logo em 2 de Abril o tiranossauro Rex de Claps e o Unicórnio de Montgomery tiverem mais uma parceria de Lisa Edwards com um rotundo gato preto e com Diane Williams, toda vestida de verde com gigantescas mãos do Hulk. Outros dias o grupo também poderia incluir um bicho preguiça, um tubarão e até mesmo um emoji de um cocô. Claps disse que elas tentam manter o número máximo de cinco ou menos para manter, de maneira mais fácil, o distanciamento social entre elas.

Na medida em que patinavam pela rua Reno na região norte da cidade de Iowa, muito rapidamente chamaram a atenção de um casal de trabalho com creche, com um filho de dois anos e uma enfermeira aposentada (“Eu adorei aquilo!” disse a velha senhora de 78 anos. “Você acredita que sou velha demais para praticar patinação?”). Os ciclistas abanavam e os carros buzinavam na medida em que passavam pelo grupo de patinadores.

“Um outro dia quando elas saíram e alguém passou de bicicleta por elas disse: “Sabiam que um amigo meu do Reino Unido me mandou um vídeo de vocês?” “Está por todo o mundo”.