Segurança na Patinação: “Tudo é diversão e alegria até que…”
|No que se refere à patinação, pode ser tentador mergulhar de cara na coisa toda, principalmente se você pratica em ringues e não tem que se preocupar com carros e terrenos irregulares. Mas qual é o sentido de jogar e divertir-se se tiver que parar alguns minutos depois porque você ou um amigo se machucou? Tirar alguns minutos para garantir sua segurança vai lhe garantir horas de diversão.
Regras e Regulamentos
A primeira coisa quando você for praticar em uma quadra específica é ouvir e obedecer às regras da administração; também saber das regras dentro do ringue. Se estiver patinando outdoor, todas as regras de trânsito e regulamentos municipais devem ser seguidas. O objetivo da regulamentação é garantir sua segurança.
Tamanho dos patins
Isto pode parecer não ter muita importância, mas o tamanho certo não é algo que deve ser negligenciado.
E se você resolve usar um par de patins que são muito pequenos por não haver o seu tamanho disponível? Na melhor das hipóteses seus pés ficarão machucados e você vai se sentir muito desconfortável; na pior situação isto lhe vai tornar seu equilíbrio muito difícil. Na direção oposta, se o par é muito grande, todas as manobras serão prejudicadas e você irá se cansar muito rápido.
Enfim, certifique-se que existe o tamanho correto disponível ou, o melhor de tudo, tenha seu próprio par para sentir-se confortável e seguro.
Roupas apropriadas
A patinação é uma daquelas práticas que você pode praticamente usar qualquer tipo de roupa: camisetas e shorts, um suéter e jeans, qualquer coisa. A principal recomendação é que você use uma roupa que lhe mantenha arejado, que regule a temperatura e seja um gerenciador de umidade. Se estiver preocupado(a) com quedas e machucados uma camisa de manga longa e uma calça jeans resolverão a maioria dos problemas em ringues de patinação.
Mas em qualquer destas situações, dentro do ringue ou nas ruas, o importante é usar roupas confortáveis. Uma situação que pode exemplificar esta questão é a escolha de calças muito longas. Se for exagerado, alguma coisa pode chegar às rodas e a queda será certa. Certifique-se de não ser seu próprio inimigo(a) quando patinando.
Equipamento de proteção
Na maioria dos ringues de patinação o equipamento de proteção como capacetes, cotoveleiras, munhequeiras e joelheiras são opcionais. Em alguns casos, serão de uso obrigatório, de acordo com o regulamento do local. Novamente alertamos que o ideal é que você tenha seu próprio kit de equipamentos de segurança.
Observe o que está fazendo
Tenha em mente que um ringue público de patinação terá patinadores de todos os níveis de experiência. Você pode já ser um veterano(a), mas os demais ao seu redor podem ser apenas aprendizes de primeiro dia. Não terão as mesmas reações que você. Esteja sempre atento para os patinadores mais lentos ou alguém caído quando patina de frente ou de costas e certifique-se que não há ninguém por perto se você resolve praticar alguns truques e manobras.
Segurança não é somente para ambientes fechados
Os comentários acima são fatores essenciais para os patinadores em ringues ou quadras fechadas. Se você pretende patinar na vizinhança, nas ruas ou mesmo indo e voltando do trabalho ou escola, é uma boa ideia tomar precauções extras para se proteger e se fazer visível aos demais.
- Use equipamento de segurança o tempo todo. Você sabe que o cão do vizinho adora você, mas sabe que dói quando ele pula em você. Vai doer muito mais se ele pular quando você estiver patinando. As quedas geralmente afetam pontos específicos do seu corpo, portanto estar com munhequeira, capacete, tornozeleira, cotoveleira e joelheira é essencial e até diríamos obrigatório.
- Use uma jaqueta ou roupas que sejam visíveis de longe. Observe que verá que os profissionais que trabalham nas ruas, os corredores, ciclistas, motociclistas profissionais e até mesmo os que passeiam com cães usam amarelo forte, verde, laranja ou até mesmo um rosa choque. Principalmente logo cedo ou ao final da tarde, alguns parecem brilhar. Você até pode achar ridículo vestir este tipo de roupa que lhe destaca da multidão, mas o objetivo é exatamente este.
- Use tiras e adesivos refletivos. Usar este tipo de aparato é outro item de segurança e eles são encontrados em calçados de corredores, jaquetas e coletes de segurança. Isto vai destacar ainda mais sua visibilidade aos transeuntes. Geralmente eles vêm em prata cinza, amarelo ou na cor laranja.
- Ande com luzes de segurança. As lanternas podem servir se forem fortes o suficiente, mas podem ser uma problema para carregar enquanto está patinando e geralmente alertam apenas aqueles que estão vindo da direção oposta ao facho de luz, deixando você invisível ao tráfego atrás de você. Já é possível encontrar nas lojas pequenos tipos de luzes de segurança que piscam e que podem ser adicionadas à sua roupa, frente e costas e também às botas dos patins.
- Os bastões luminosos também funcionam. Eles podem ser comprados atualmente até em lojas de materiais e artigos de festa. Você bate ou sacode e eles começam a brilhar. Eles podem ser pendurados em sua mochila, nos braços ou mesmo nas suas botas de patinação.

Obviamente que estas dicas não devem ser tomadas como substitutas das práticas básicas de segurança. A boa notícia é que as mesmas regras que se aplicam ao pedestre também se aplicam aos patinadores. Tenha muito mais cuidado quando estiver começando, mantenha atenção redobrada no que ocorre ao seu redor, use seus braços para sinalizar o que pretende fazer e tenha em mente que um movimento súbito de sua parte pode gerar uma manobra súbita de um motorista e causar um acidente.
Pode parecer muita exigência, mas com o tempo estas práticas se tornarão naturais em você. Até lá, mesmo que você planeje patinar a maior parte do tempo nas ruas, você sempre poderá melhorar suas habilidades em ringues antes de aventuras mais emocionantes.