Notícias do Mundo dos Patins Julho 2020
|É oficial: Mareike Thum e Felix Rijhnen são os novos recordistas de uma hora de patinação.
Na Arena de Geisingen, apoiados pela Federação Alemã (DRIV), os dois patinadores de velocidade com patins inline Mareike Thum e Felix Rijhnen fixam um novo recorde na competição da World Skate (reconhecida como Federação Internacional dos patinadores de todas as modalidades) para um percurso de 1 hora e o novo recorde mundial: Mereike Thum percorreu 34,336 km e Felix Rijhnen quase atingiu os 40 kms com uma distância final de 39,932 km.
“Aquela hora parecia que nunca iria terminar. Após 30 minutos e já estava cansada, mas ainda tinha mais meia hora na minha frente,” disse Mareike Thum, que acabou chegando bem perto de seu objetivo que seria de cobrir 35 quilômetros. “Mas é um recorde mundial” disse a atleta de Darmstadt, na Alemanha.
“Aquela única hora durou como se fossem 10 horas,” disse Felix Rijhnen após patinar em um passo extremamente constante, embora até mesmo, como disse em suas próprias palavras, “após somente 15 minutos, comecei a realmente sentir muito minhas pernas e as costas. Em 202 voltas, o relógio finalmente parou, o que me colocou a pouco menos do que a marca de 40 quilômetros que eu esperava quebrar.”
Mario Miconi, membro da Comissão Técnica de Patinação de Velocidade da World Skate, premiou Mareike e Felix com um troféu especial do Record de Hora. Miconi disse “Eu estou muito feliz e impressionado com o desempenho dos dois atletas e eu espero que outros patinadores de velocidade venham a tentar seguir os passos destes e tentarem um novo Recorde Mundial da Hora em breve!”
Histórico dos atletas
Mareike Thum
Mareike Thum cresceu em Darmstadt e iniciou na patinação já em sua infância. Em 2001 ela mudou da patinação artística para a patinação de velocidade com patins em linha (inline). Em 2006 ela conquistou seu grande sucesso internacional com quatro medalhas de ouro no Campeonato Europeu Junior em Martinsicuro, na Itália. No mesmo ano, Thum se qualificou para seu primeiro Campeonato Mundial Junior em Anyangm na Coréia do Sul e conquistou a medalha de bronze com o time de Revezamento Alemão.
Em 2008 Mareike Thum ganho a medalha de ouro na corrida eliminatória do Campeonato Mundial Junior em Gijón, que foi, até aquela data seu maior sucesso internacional em competições. Desde 2009 ela vem participando na categoria sênior feminina nos Campeonatos Europeus e Mundiais. Já no seu primeiro ano nesta categoria ela logrou a medalha de ouro no Campeonato Mundial com o time alemão de revezamento.
No mesmo campeonato ela ganhou sua primeira medalha individual de bronze na competição de 10 mil metros de estrada, a mesma façanha que ela repetiu no ano seguinte. Em 2013 ela conquistou a medalha de prata dos Jogos Mundiais de Cali, na Colômbia em circuito fechado. Continuando com uma trajetória de sucesso nos anos seguintes, entre 2014 e 2016 ela mostrou um impressionante desempenho nas competições de velocidade de mil metros com mais duas medalhas de prata e mais uma medalha de bronze.
Nos Jogos Mundiais de 2017 em Wroclaw, na Polônia, Mareike Thum liderou a equipe alemã como porta bandeira na cerimônia de abertura dos jogos. Ela ganhou medalha de bronze na eliminatória dos 15 mil metros em circuito fechado e na competição de 20 mil metros em circuito de rua e conseguiu a façanha finalizando os campeonatos celebrando sua primeira medalha de outro nos Jogos Mundiais na corrida rápida de 500 metros em circuito de rua. Como medalhista de ouro, ela foi agraciada com a Folha de Louro de Prata pelo Presidente Frank Walter Steinmeier. Seu último grande sucesso entre 2018 e 2019 foi ganhar e defender o título de Campeã Mundial na competição de arrancada de mil metros.
Felix Rijhnen
Nascido e criado em Darmstadt, na Alemanha, Felix patina para o clube de sua cidade natal, o ERSG Darmstadt e.V. desde 1995. Sua primeira competição internacional como parte da Equipe Nacional Alemã foi em 2004, no Campeonato Europeu Junior em Pamplona, na Espanha. Em 2006 ele correu seu primeiro Campeonato Mundial Junior em Anyang, na Coréia onde ele bateu o Recorde Mundial dos 10 mil metros em circuito de rua.
Após ganhar sua primeira medalha no Campeonato Mundial Sênior em 2009, em Haining, na China, ele foi promovido para a Equipe Mundial de Power slide aonde ele permanece até hoje. Em 2017 Felix ganhou seu primeiro título de Campeão Mundial em Nanjing, na China durante a primeira edição dos Jogos Mundiais de Roller e defendeu o título em 2018 no Campeonato Mundial em Heerde Arnheim, na Holanda. Em 2019 Felix ganhou quatro etapas da Copa Mundial Inline o que resultou em lhe garantir o título de campeão geral da série. Ele também foi o primeiro Alemão a ganhar a Maratona de Berlim em 2019, a maior corrida Inline do nosso planeta.
A World Skate Lança Oficialmente a Academia World Skate
Com o objetivo de divulgar e expandir os valores da patinação ao redor do mundo e aumentar o nível das competições através do globo, a World Skate anunciou um projeto novo e pioneiro: A Academia World Skate que começará oficialmente seus cursos em outubro de 2020.
Sob o Departamento de Esportes da World Skate, a Academia irá criar um time de treinadores, instrutores de patinação, juízes e julgadores, compartilhando valores comuns de conhecimento, que estarão preparados para promover o esporte em cada um de seus países.
Os cursos serão ministrados pelos melhores e mais reconhecidos especialistas disponíveis e serão de grande apoio para os planos de treinamento da própria World Skate em países onde o esporte já existe em clubes e escolas nacionais e naqueles que ainda estão em desenvolvimento.
Ao redor do mundo, a Academia irá treinar um time de treinadores e instrutores de patinação com conhecimento padronizado. Graças às contínuas atualizações, os treinadores irão dominar as habilidades do nível básico ao avançado, incluindo informações que podem ser utilizadas por atletas de elite que participam dos mais altos níveis de competição. Os instrutores serão treinados e preparados para promover os valores e os aspectos técnicos de todo o esporte na suas regiões. Trabalhando desde um nível técnico e como instrutores de fitness, eles terão uma participação chave no desenvolvimento futuro do esporte, sendo capazes de introduzir crianças, jovens e adultos na patinação.
Somente julgadores e juízes da Academia da World Skate receberão uma certificação internacional que os permita julgar competições oficiais: isto com certeza irá contribuir para a elevação das competições internacionais e, em poucos anos, seremos capazes de ver os resultados desta nova abordagem educacional.
Também foi anunciado que os acampamentos de treinamento para crianças da World Skate darão oportunidade, de uma maneira divertida e recreativa, de aprendizado de técnicas básicas advindas da orientação dos mais capazes treinadores do mundo.