Categoria: Equipamentos
Leia Isto e Prolongue a Vida de Seus Patins
Dicas importantes para comprar seu primeiro patins
Como Filmar e Editar Vídeos de Patinação – Parte II
Como Filmar e Editar Vídeos de Patinação – Parte I
Patinando: Parques e Estacionamentos São Locais Para o Passatempo Favorito
Dicas e Alertas de Saúde Para Patinadores em Tempos de COVID-19 e a Chegada do Verão
Inovações Tecnológicas Recentes Para Rodas de Patins
Técnicas de Patinação Com Patins 4 Rodas
Segurança na Patinação: “Tudo é diversão e alegria até que…”
Equipamentos Básicos Necessários Para Patinação Inline Ou 4 Rodas Quad
Alguns equipamentos básicos são necessários para a patinação com segurança, conforto e estabilidade.
Equipamentos para patinar
No mínimo você precisará de um par de patins quad (4 rodas) ou inline (em linha, roller). Protetores de joelhos (joelheiras), protetores de cotovelos (cotoveleiras), protetores de pulsos (munhequeira) e um capacete. Tudo bem que você poderá parecer estranho com toda esta parafernália, mas as piadinhas dos colegas deixam de ter sentido logo após a primeira queda, você se sentirá mais seguro e poderá radicalizar mais do que a maioria dos que não usam estes equipamentos de segurança.
Patins Quad ou 4 Rodas
O tamanho da bota e o ajuste dela ao pé é de importância vital. Certifique-se que a bota se ajuste ao seu pé corretamente, sem permitir que ele fique solto de alguma forma, sem deslizamentos para frente ou para trás para que não afete seu equilíbrio ou possa prejudicar a articulação do tornozelo. Ao experimentar a bota coloque o tipo de meia que irá usar porque a variação na espessura desta poderá afetar posteriormente. Também é importante que a base seja metálica, principalmente se você é pesado. Muitos patins de baixa qualidade são fabricados com bases plásticas e quebram facilmente quando submetidos a manobras mais radicais.
Rodas: As variações de tamanho ou dureza são grandes. Abordamos este assunto aqui. Rodas duras demais ou moles demais para o que estiver praticando podem ser um problema, causando derrapagens ou excesso de esforço. Uma roda muito dura em uma superfície muito lisa significa derrapagens na certa. Já uma roda mole demais em uma superfície rugosa vai dar a impressão que você está patinando na areia. Seu peso também afeta a dureza da roda.
Freios: Outro detalhe do equipamento que deve ser analisado com cuidado quando for comprar um kit para iniciantes. Existem vários tipos de freios no mercado, mas ainda consideramos a melhor opção buscar por loja especializadas que trabalhem com equipamentos profissionais para facilitar a manutenção e a reposição de peças.
Capacete: Deve ajustar-se de maneira segura e o ideal é uma marca certificada. Este tipo de equipamento é outra peça fundamental e de extrema importância para sua segurança. Importante salientar que, se você sofrer uma queda e bater fortemente a cabeça, seu capacete deve ser substituído, mesmo que pareça não ter sofrido avarias.
Não existem especificações ou recomendações nos equipamentos de proteção como munhequeiras, tornozeleiras, cotoveleiras e joelheiras. O fundamental é que você use este tipo de equipamento de segurança sempre, em quaisquer casos, devem ajustar-se e manterem-se firmes. Recomendamos também utilizar uma junta de joelho por baixo das joelheiras para que estas permaneçam mais firmes.
Limpeza dos equipamentos
Seus equipamentos irão acumular suor com o passar do tempo, botas, capacetes e demais peças de segurança. No início estará tudo bem até que começarão a exalar um odor não muito agradável. Existem dezenas de pós, aerossóis e sprays que poderão lhe ajudar a reduzir este problema. Uma forma de evitar que, no vestiário, logo após um treino intenso, você retire seus equipamentos e seja alvo de toda a turma por exalar algo não muito agradável.
Uma boa ideia que funciona na prevenção destes problemas é remover todo o equipamento da sua bolsa de transporte, imediatamente após voltar do treino, deixar em local arejado durante algum tempo e depois aplicar seu aerossol, spray ou talco desinfetante antes de guarda novamente na bolsa. Para a limpeza, procure um produto que não seja agressivo, principalmente quando for lavar os patins, para que este não acelere a corrosão ou deterioração do metal e nem prejudique os materiais como couro, gel ou poliuretano das rodas.
Evite máquinas de lavar, o ideal é a lavagem manual (protetores de cotovelos, protetores de joelho, tornozeleiras e capacetes). Primeiro mergulhe tudo dentro de um tanque grande ou bacia com o produto de limpeza, depois enxague e faça novamente o trabalho com uma escova usando o detergente específico que comprou. Não deixe para secagem diretamente ao sol, mas em local sombreado e com boa ventilação.
Não é demais ressalta a importância que é a retirada de todo o equipamento da bolsa ao chegar em casa, depois do treino. A formação de odores, proliferação de bactérias é muito maior quando em ambiente fechado, escuro e parcialmente úmido. Aqui também existe um ponto de segurança importante no que se refere às bactérias e fungos que poderão lhe causar inconvenientes no futuro.
Uma bolsa para carregar seus equipamentos
A maioria dos patinadores usa uma mochila comum para transportar seus equipamentos. A sugestão é buscar por bolsas específicas e que sejam usadas somente para este fim. A maioria é fácil de manusear e ocupa muito pouco espaço quando seus equipamentos não estiverem dentro dela.