Conheça os grandes nomes da patinação artística do Brasil
|A patinação voltou a ser uma grande febre durante a pandemia, por ser um esporte que se pode praticar ao ar livre e sem aglomerações. A volta da prática entre os amadores despertou também o interesse pelo esporte profissional.
Apesar de não ser um dos esportes mais difundidos no país, a patinação possui muitos praticantes por todo o país. E também atletas profissionais. E, dentre os inúmeros que já defenderam nossa bandeira, alguns fizeram história e são conhecidos hoje como os maiores atletas da patinação artística do Brasil.
Você sabe quem são esses atletas? Então continue lendo para descobrir.
Marcel Stürmer
É considerado por muitos o mais importante atleta da história do país, pois é quem tem a maior quantidade de títulos.
O início da carreira de sucesso foi aos 7 anos e, por toda ela foi 15 vezes campeão brasileiro e o único atleta brasileiro, em todas as modalidades, a conquistar 4 medalhas de ouro em jogos Pan Americanos. Ainda, conquistou várias medalhas em campeonatos Sul Americanos e Mundiais.
Porém, sua maior conquista foi a medalha de ouro nos Jogos Mundiais de 2013. Na ocasião, o atleta afirmou: “Quando eu tinha sete anos de idade, depois da primeira competição que disputei, fiz uma promessa que venceria um título mundial. Depois de muita luta, treinamento, entrega, eu consegui. É a realização de um sonho e bem no dia do meu aniversário. Poder dizer que sou o melhor do mundo atualmente é extremamente gratificante e um orgulho para o Brasil.”
O ex-atleta, que atualmente possui uma escola de patinação, também participou de um reality show e foi comentarista esportivo.
Janaína Espindola
Jana, como é conhecida, calçou o primeiro par de patins com apenas 1 aninho e meio. E não largou mais. Aos 6 anos já fazia parte da seleção brasileira e aos 10 participou de seu primeiro campeonato internacional, no Chile. Sem dúvidas, uma menina prodígio.
Foi por diversas vezes campeã brasileira e bicampeã sul americana. Porém, um dos momentos mais importantes de sua carreira foi nos Jogos Pan Americanos de 1999, quando se tornou a primeira brasileira a ganhar uma medalha da modalidade, conquistando o bronze.
Hoje em dia, Jana abandonou as pistas profissionalmente, porém se dedica a treinar as futuras gerações de atletas.
Arthur Alcorte
Em 2018, quando tinha apenas 16 anos, o patinador conquistou o 8º lugar no World Roller Games, em Barcelona. Pode não parecer muita coisa, mais isso colocou o atleta entre os 10 melhores patinadores do mundo. E tudo isso com apenas 16 anos.
Atualmente ele já acumula diversos títulos e medalhas em sua carreira, incluindo campeonatos regionais, brasileiros, sul-americanos e pan-americanos.
E, mesmo com toda essa trajetória, o jovem atleta ainda tem uma longa carreira de sucesso e esperamos que possa trazer muitos títulos para o Brasil.
Gustavo Casado
Primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial na modalidade livre individual, na China, em 2013. Porém não se contentando com apenas um título, sagrou-se bicampeão na modalidade em 2018, sendo o único atleta brasileiro a conquistar tamanha façanha. Além dos 2 títulos, conquistou outras 16 medalhas nessa importante competição.
Atualmente ele ainda compete, mas apenas na categoria Grupo de Shows. Ainda, treina atletas em ascensão e dá cursos por todo o país sobre persistência e dedicação.
O atleta afirmou que pretende continuar sendo o detentor do recorde de medalhas no Campeonato Mundial por mais algum tempo.
Felipe Werle
Nosso outro atleta que conquistou o campeonato mundial, dessa vez em 2017 e o vice-campeonato em 2019, quase repetindo o feito de Gustavo Casado. Porém, a modalidade de Felipe é outra, figuras obrigatórias.
Essa modalidade consiste na execução de figuras, enquanto os juízes avaliam a limpeza dos movimento, constância na velocidade, perfeição do traçado e outros elementos técnicos.
O patinador também foi 9 vezes campeão sul americano e ganhou outras medalhas na modalidade mini grupo de show. Porém, afirma que “o momento mais importante da minha carreira sem dúvida foi ser recompensado pelo esforço, dedicação e empenho com uma medalha mundial em uma modalidade individual.”
O atleta ainda compete, além de também treinar novos atletas.
Bruna Wurts
Bruna vive sobre 4 rodas desde os 3 anos de idade. Já em sua estreia em Campeonatos Sul Americanos se sagrou campeã, o que a fez ganhar o posto de queridinha do Brasil na patinação.
Dentre suas maiores conquistas está o fato de ter sido a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha em jogos Pan Americanos, além de ser a única brasileira campeã da Copa da Alemanha. Além disso, foi a segunda brasileira a conquistar o terceiro lugar no Campeonato Mundial na modalidade livre individual.
Por isso, a atleta afirma que “todos os campeonatos foram muito importantes e significaram muito para mim, mas com certeza os jogos pan-americanos sempre terão um lugar especial no meu coração.”
Gabriella Giraldi
Mais uma atleta brasileira que se sagrou campeã mundial, só que na modalidade Solo Dance. A atleta começou a patinar aos 7 anos. De lá até os dias atuais já conquistou vários títulos internacionais. Porém, afirma que “o título de campeã do mundo veio para mostrar para todos que tudo é possível! E que todo sacrifício tem sua recompensa.”
A atleta está na seleção brasileira há quase uma década e continua defendendo a nossa bandeira de maneira profissional e com muita graça e elegância.
Ana Beatriz Toledo
Também praticante da modalidade Solo Dance, a atleta foi a primeira brasileira a ganhar uma medalha na categoria no Campeonato Mundial. Em 2018, ela trouxe o bronze para o Brasil, um feito que abriu portas para outros atletas, inclusive a Gabriella Giraldi que, como dissemos, ganhou o título no ano seguinte.
Após a conquista do bronze, a atleta se aposentou: “Terminar meu último Campeonato Mundial e último campeonato da minha carreira sendo consagrada a terceira melhor patinadora do mundo e a primeira atleta a ganhar uma medalha para o Brasil na modalidade de dança foi o melhor final que eu poderia querer. Muito feliz e grata por tudo que vivi e aprendi com a patinação.”
Além dessa medalha, a patinadora também foi 11 vezes campeã brasileira, vice-campeã Sul Americana, campeã Pan Americana, campeã Distrital do Porto, da Chapatim Roller Cup e da Copa de Paris.
Thalita Haas
Thalita tem um marco muito importante em sua carreira. Foi a primeira patinadora brasileira a conquistar uma medalha em um Campeonato Mundial como atleta individual. Essa façanha foi conquistada em 2009, na Alemanha, quando a jovem patinadora tinha apenas 14 anos.
No ano anterior, quando tinha apenas 13 anos, Thalita havia participado de seu primeiro campeonato internacional. A patinadora permaneceu na seleção brasileira por 11 anos e, mesmo tendo importantes conquistas em sua carreira internacional, nunca deixou de lado suas origens.
“Eu considero meu primeiro Brasileiro um dos momentos mais importantes da minha carreira, porque foi onde eu comecei a levar mais a sério a patinação como esporte.”
Atualmente, a ex-atleta é proprietária de uma escola de patinação artística.
Rafaela Freitas
Mais uma brasileira que fez história na patinação artística, dessa vez nos Jogos Mundiais, quando, em 2017, se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha, o bronze.
A atleta relembra com muita satisfação a conquista; “É com orgulho que lembro do momento do Bronze dos jogos Mundiais. E é importante para mim as vezes que entrei na quadra para competir junto com minha mãe, Andréia e minha irmã Marcela.”
A atleta teve, ainda, outro feito importante em sua carreira, ganhando 11 ouros no Campeonato Sul Americano, entrando para o rol dos atletas mais importantes da patinação artística brasileira.
Além desses nomes que citamos, também são atletas expressivos na modalidade em nosso país: Juliana Almeida, Júlia da Silva Balthazar, Eduardo Gravina, Alessandra Castro e Júlia da Silva Balthazer.
Temos ainda, além da patinação artística individual no Brasil, nomes grandes na patinação em grupo. Uma equipe gaúcha ficou com terceiro lugar no mundial da Nova Zelândia, em 2012. O Brasil, na ocasião, foi representado por: Amanda Daudt, Talitha Haas, Ariany Dornelles, Gabriela Bolognesi, Bruna Cunha, Marcelle Guimarães, Helena Terres, Lisandra Duarte, Rafaela Goi, Emily Rodrigues, Nicolle Goi, Júlia Balthazar e Júlia Zardo.
Como podemos ver, o Brasil tem mais atletas de destaque, prestígio e relevância do que muitas pessoas podem imaginar. O esporte já trouxe várias alegrias e conquistas para o país, com muitos nomes defendendo a nossa bandeira com paixão e entusiasmo.
Só esperamos que essa lista de atletas consagrados cresça cada vez mais e novos nomes surjam para continuar nos trazendo alegrias.