Como Filmar e Editar Vídeos de Patinação – Parte I - Dicas Blog da Patins

Como Filmar e Editar Vídeos de Patinação – Parte I

Fazendo vídeos de patinação

A maioria de nós não somente gosta de patinar, mas também adora capturar estas memórias em vídeos. Enquanto alguns são rápidos em postar vídeos curtos em suas mídias sociais imediatamente, existe um potencial bem maior e melhores resultados se você colocar algum esforço e tempo em filmar e editar seus vídeos de patinação, coletando os melhores clips e agrupando-os em uma edição total. Mas como filmar e editar vídeos de patinação? Não é assim tão difícil criar uma compilação de seus truques e patinadas favoritas. Você só precisa de um pouco de prática. Para lhe ajudar a começar, fizemos uma coleta de informações de patinadores experientes em filmagens para poder compartilhar com todos.

1 – Equipamento Para Vídeos de Patinação

Câmeras

O ideal seria a filmagem com câmeras de alta qualidade e definição, mas você também conseguirá fazer um bom trabalho com um smartphone dos mais modernos. Especialmente aqueles com estabilização embutida, telefoto e lentes do tipo grande angular, tudo em um mesmo aparelho. Mas é recomentado que você tenha um suporte extra ou agarrador, especialmente nos casos em que tenha planos de seguir outros patinadores.

Lentes

Lente Tipo Zoom
Lente Tipo Zoom

Normalmente você vai querer, no mínimo, uma lente de telefoto, para tomadas de longa distância e uma grande angular para ficar mais perto da ação. Se só puder ter uma lente, uma com zoom por volta de 18 a 100 mm é uma boa opção. Filmar tudo com uma lente fixa é possível, mas você terá que ser bem mais criativo para não acabar produzindo um vídeo cansativo.

Estabilizadores

Para filmagens de longo tempo um tripé é uma boa ideia. E se você pretende seguir patinadores um estabilizador do tipo Gimbal é o top ou, pelo menos uma câmera com estabilização embutida já funciona, até mesmo se você terá condições de fazer alguma estabilização mais tarde usando algum software, nunca irá parecer tão suave e, com certeza, você perderá alguma qualidade nas imagens.

Estabilizadores e Tripès

2 – Filmando

Como você irá planejar seu vídeo?

Isto depende. Pode ser planejado ao redor de uma localização específica no caso de um ponto especial ou um parque com belo fundo natural ou com mais foco em truques e manobras que você esteja planejando executar em vídeos mais longos e ruas e pistas específicas para isto.

Dicas e Técnicas

Lentes do tipo “olho de peixe” (com super ângulos) são ótimas para aproximar-se do patinador e mostrar a ação em todos os detalhes.  Esta é uma das razões porque este tipo de câmera foi tão popular por décadas e porque todas as câmeras de ação possuem ângulos abertos. Este tipo e até mesmo aquelas tipo 360º permitem que você não se preocupe tanto com posicionamento porque acabam por capturar tudo de qualquer posição e sempre com bom foco. Elas possuem grande estabilização de imagem e são excelentes para modos tipo “selfie” ou serem montadas em acessórios como capacetes etc. Com este tipo de câmera você necessita ficar o mais próximo possível do objeto da filmagem e ficar bem próximo ao solo para melhores efeitos. Por esta razão que presilhas e fixadores são muito úteis. O maior problema é que sempre oferecem a mesma vista e após algum tempo fica um pouco chato. OBS: não filme de muito longe com grande angulares porque o objeto vai parecer muito pequeno e espectador vai perder o que realmente está acontecendo.

Câmera Olho de Peixe
Câmera Olho de Peixe

Lentes longas oferecem uma visão com menos distorção. Elas são boas para tomadas do cotidiano e para obter-se uma ideia mais natural de um ponto ou manobra e você pode usar em ângulos muito mais criativos e com a profundidade de um campo (áreas de foco e áreas desfocadas). O problema é que elas são muito sensíveis ao movimento e você deve ou usar um tripé ou filmar de uma posição onde esteja bem parado para conseguir obter uma tomada suave e firme. Novamente, você pode usar um Gimbal ou estabilizadores para uma sensação mais cinemática, mas neste caso já começa a ficar mais caro todo o processo. OBS: cuidado para não cortar o objeto fora da tela e não tente seguir um patinador a menos que tenha um sistema bom para estabilizar a posição da câmera.

Como preparar e praticar a produção de vídeos de patinação?

Se você quer mesmo entrar na área de produzir vídeos, certifique-se que gosta realmente disto. Não se preocupe com programas e equipamento e carregue sempre a sua câmera consigo. Filme tudo, não somente patinadores, mas amigos, família, eventos, outros esportes, natureza etc. Tente experimente e curta filmar e estamos certos que você findará por obter excelentes vídeos.

3 – Editando

Que software usar ou quais os recomendados?

Tempos atrás os mais usados eram o Pinnacle e o antigo Final Cut. Hoje o Final Cut X e o Adobe Premier estão entre os mais populares, mas são relativamente caros. Se você filma somente smartphone, considere qualquer um dos Apps disponíveis. Para filmar, efetuar cortes, montagens e upload diretamente de seu fone, mas utilizando computadores em setups mais sérios, uma boa recomendação é o DaVinci Resolve que é um software profissional para edição e graduação de cores e possui também versão gratuita.

Editando Com Adobe Premier

Criatividade

Grave, grave e grave. Descubra seu próprio estilo e coloque muita alma nisto. Com a mídias sociais nós todos produzimos muito conteúdo focados em quantidade ao contrário de qualidade, e esta é a razão de não termos muitos vídeos bons. Esperamos que todos os aficionados dos patins coloque muito mais paixão na filmagem da patinação e produção de bons vídeos para que tenhamos realmente um retrato de toda a beleza e o sabor de patinar.

Música

Este é um tópico um tanto quanto explosivo. Você tem a Biblioteca de Músicas do Youtube, o Free Music Archive e outros tantos sites com músicas 100% gratuitas. Eles não são extraordinários, mas se você fizer um pouco de pesquisa vai encontrar alguma coisa para usar. Também existem alguns outros locais com opções de baixo custo para músicas ou licenças em caso de um baixo orçamento, todos com músicas de boa qualidade. Um deles é o EpidemicSound.Com, possuem um bom catálogo e não é um preço tão alto.

Como exportar para o Youtube, Instagram etc. de forma que a qualidade seja boa?

O ideal e fazer uma pesquisa antes de exportar seus vídeos para conseguir melhor qualidade em cada uma das plataformas e assim não acabar produzindo arquivos desnecessariamente grandes. Não exporte para o Instagram em resolução 4k, por exemplo. Geralmente está bom com arquivos MP4 de 1080p (1920X1080) em todas as plataformas da web, exceto o TIKTOK que possuem a imagem em formato retrato que é o oposto 1080X1920.

Outras dicas? O que mais podemos apreender ao longo do caminho?

Os vídeos mais vistos são filmados com câmeras “olho de peixe”, mas os favoritos são sempre aqueles que fazem um mix de todos os tipos de ângulos, com um fundo mais bonito e um pouco mais do que apenas a patinação em si. Como aqueles que apresentam alguma história do patinador e dos lugares por onde patinava e foi filmado. Uma boa pedida é assistir vídeos de Ty Evans (skate) e Dom West (patinação em linha). São produções de um alto nível, mas adoraríamos ver a patinação, linha ou quad, apresentada com aquele tipo de cinematografia. Uma coisa importante é tentar manter seus objetivos de equipamentos e vídeos bem balanceados, procurando com câmeras leves que possam ser carregadas em conjunto com seus patins e, para ocasiões mais especiais uma câmera de mais alto desempenho e com várias lentes, tripé, gimbal, drone etc. Mas para quem está no início pode-se dizer que não fique obcecado pelo equipamento! Tente apenas obter o máximo do que você já possui. Existe muitos vídeos interessantes na web e foram 100% gravados com um celular comum. Por outro lado uma câmera de alto nível e preço exorbitante não realizará vídeos bons por si só. Apenas curto o processo e vá passo a passo.