Patinadores e Aficionados dos Esportes Com Patins Animem-se! A Atividade Voltou a Crescer Durante a Pandemia nos EUA
|Oakland, estado da Califórnia – Com os ringues e ginásios fechados e as ruas praticamente bloqueadas para o tráfego de veículos durante a pandemia da COVID-19, muitos americanos estão tirando seus patins dos armários e deslizando nas largas avenidas para livrarem-se da vida entediante da quarentena.
Jackie Mirisciotta de Oakland, na Califórnia é uma das surpreendentes patinadoras nas ruas.
“É divertido”, disse a senhora de 62 anos de idade que foi afastada do trabalho por fazer parte do grupo de risco. “É alguma coisa para fazer.”
Ela e o namorado de sua filha de 29 anos, Tess Jeffreys, compraram recentemente belos pares de patins de alta performance por nada menos de U$ 350 cada par e estão aproveitando ao máximo a ausência de movimento nas ruas, estacionamentos e parques. Ela é uma patinadora veterana que costumava praticar dança sobre patins e skate no Golden Park durante os anos 80 e 90. Jeffreys é um iniciante nos patins que está simplesmente amando seus novos patins de alto rendimento.
A dupla não está sozinha nesta empreitada
Desde a costa leste até a costa oeste dos Estados Unidos, jovens e idosos aficionados ou não, estão colocando seus patins e tentando, da melhor maneira possível, tirar o máximo da vida de restaurantes fechados, academias, locais de diversão, cinemas e até mesmo lavanderias, onde praticamente tudo o mais que funcionava antes, não está operando durante a pandemia.
Como uma pessoa comentou no Twitter dias atrás: “Quem imaginaria que nossa sociedade estava a uma pandemia de distância de trabalhar coletivamente para assar pães, cozinhar, tingir roupas e até mesmo patinar?”
As empresas que fabricam e os revendedores podem atestar o crescimento e o renascimento da patinação.
Michelle Stellin da Moxi Roller Skates no sul da Califórnia disse que o volume de vendas está doze vezes mais alto que o normal.
“A VENDAS ESTÃO MUUUIIIITOOOOO ALTAS!,” ela escreveu em um e-mail. “É como se todo o mundo do fitness tivesse largado as academias e pulado para o esporte sobre rodas, todos ao mesmo tempo.”
Em uma entrevista, ela disse que está completamente sem estoque de produtos e tem até listas de clientes aguardando pelas entregas, tantas encomendas que ela só conseguirá produzir em quatro meses. Os seus patins são produzidos em Minnesota e a fábrica deverá abrir na próxima semana, após o governador de lá dar uma autorização especial para o retorno às atividades normais.
Embora Stellin diga que certamente não quer ficar celebrando os óbitos e a grave crise econômica que o país atravessa devido à corona vírus, não somente lá, mas em todo o planeta, para ela é um sonho que se torna agora realidade, que milhares e milhares de pessoas tenham descoberto como se manterem em forma de uma maneira divertida, segura e responsável, mesmo enquanto centros de yoga e fitness continuam na escuridão. No momento ela está oferecendo lições de patinação no Youtube para os novatos, porque seus parques de treinamento tiveram que ser fechados.
Joshua Pfenning, que representa a Antik Skates, incluindo a marca popular Riedellbrand, também afirmou que as vendas de patins para patinação de rua e todos os tipos de acessórios estão em alta. “As pessoas estão ansiosas por algo divertido para fazerem juntos, fora de casa, nas vizinhanças e bairros, e a patinação é uma atividade perfeita nesta situação”.
Está sendo uma loucura já que as empresas de patins estão agora com equipes reduzidas na área de serviços ao consumidor e equipes de envio, enquanto que os pedidos explodiram literalmente, disse Pfenning. Na Bay Area, patins podem ser comprados online ou por agendamento somente, retirada na calçada da “Quad Republic Skate Company” em El Cerrito.
A Bauer, uma empresa que vende equipamentos e acessórios para hóquei, informou à ESPN que mais de 250 mil consumidores haviam buscado e navegado em páginas de patins no seu website nas últimas duas semanas, da mesma forma que eles estão vendo um aumento de 723% no tráfego, em comparação com o mesmo período em 2019, bem como quaisquer outros itens relacionados aos patins em geral.
Alguns destes são consumidores profissionais como jogadores da NHL e a grande maioria são amadores da região de Oakland.
O retorno dos patins quad ou em linha (Inline)
A lojas que vendem patins quad ou patins em linha (Inline) informam que existe um interesse renovado das pessoas na busca por novas maneiras de manterem-se ativos durante estes tempos de “Fique em casa.”
Aldrich, um antigo patinador inline, retornou ao esporte novamente após ser deixado com muito poucas escolhas de atividades físicas durante a quarentena.
Ele acaba de comprar um novo par de patins e deu o seu antigo par para seu filho de 16 anos, Benjamin. Agora pai e filho estão patinando todos os dias na Rua 41 da Broadway, um trecho das 74 milhas de ruas fechadas para o tráfego de veículos na cidade, isto permitiu que ciclistas, pedestres, skatistas, patinadores e corredores tivessem a possibilidade de se movimentar livremente e ainda assim manter o distanciamento social.
“Eu tirei a poeira deles,” disse ele sobre seus patins antigos. “Eu estou saindo todos os dias, algumas vezes, duas vezes no mesmo dia.”
Ele afirma que a rua recentemente pavimentada, bem em frente de sua casa, é um sonho tornado realidade. “É platinum,” diz ele.
A patinação foi inventada lá por volta de 1735 por John Joseph Merlin, um belga que ficou famoso ao introduzir seu par de sapatos com rodas em uma festa em Londres. A popularidade moderna dos patins voltou à tona nos anos 70 quando foi apresentada como parte da nova era de músicas da década. O renascimento da patinação durou bem até os anos 90 e um pouco além.
Magon Liu, de 29 anos, era apenas uma criança pequena nos anos 90.
Mas ela estava totalmente inclinada para tentar qualquer coisa. Então a coordenadora de marketing da Alameda comprou para si um novo par de patins na Amazon no segundo dia depois da ordem de ficar em casa que todos foram submetidos.
“Eu sabia que iria precisar de algum tipo de exercício,” disse ela.
Praticamente todos os dias ela patina ao redor da ilha, orgulhosa de suas novas habilidades e do fato que está trabalhando duro para dominar e aprimorar-se na atividade. Na verdade a quarentena acabou por ensiná-la um pouco mais sobre si mesma.
“Eu me forcei para fora de minha zona de conforto,” diz ela. “Eu adorei ter assumido este risco.”
E quando questionada sobre o que acontecerá após a pandemia, se irá manter a atividade ou não, a resposta é taxativa: “Sim, com absoluta certeza,” diz ela com alegria.
Nós aqui dos Patins.Com.Br estamos empenhados ao máximo em oferecer esta possibilidade de todos os nossos clientes utilizarem-se desta alternativa para manter-se em forma, de uma maneira que respeita o distanciamento social. Nossa história é de mais de 60 anos na fabricação de patins quad de alto desempenho, para crianças, jovens e adultos, tanto para iniciantes, aficionados da prática da patinação recreativa como também para profissionais da área. Oferecemos uma linha extensa de produtos, acessórios, peças de reposição e assistência técnica e um time altamente capacitado e com longa experiência na área. Visite nosso site, você será muito bem recebido e o suporte é por nossa conta.